.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Famílias assentadas no Vau de Jaboque – Maraci II lotaram o plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (28/09)
Na tarde desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Agudos (Safer), realizou a entrega de 43 Contratos de Concessão de Uso de Terras (CCU) aos agricultores do Assentamento Vau de Jaboque – Maraci II. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Agudos e reuniu dezenas de famílias assentadas, lideranças do Movimento Sem Terra (MST) e representantes dos assentamentos e acampamentos locais.
A cerimônia foi marcada por momentos de alegria e comemoração, com os agricultores e suas famílias lotando o auditório do Legislativo local. Entre os presentes estavam a Dra. Sabrina Diniz, representante do Incra, e Aline, representando o Safer. Também prestigiaram o evento autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Paulo Vinícius Wolber, o presidente da Câmara Auro Octaviani e o vereador Júnior Artioli.
Os Contratos de Concessão de Uso (CCU) de lotes dos assentamentos são documentos administrativos de extrema importância, pois garantem o uso privado de bens públicos, proporcionando segurança jurídica às famílias assentadas. Essa medida é fundamental para a permanência das famílias em áreas de assentamento, promovendo o desenvolvimento sustentável do campo e fortalecendo a agricultura familiar.
Durante a cerimônia, a representante do Incra, Dra. Sabrina Diniz, ressaltou a importância da agricultura familiar para a sociedade: "Quem produz hoje o alimento é a agricultura familiar. São os assentados e os acampados que nem receberam ainda os seus Contratos de Concessão de Uso. Eles também produzem, são essas famílias que alimentam o nosso povo."
Essa iniciativa do Incra representa um passo significativo na consolidação e fortalecimento da agricultura familiar em Agudos, proporcionando condições para que as famílias assentadas continuem produzindo alimentos de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do município.
A representante do Incra ainda fez um importante anúncio às famílias. “Na semana que vem vocês já terão liberados o crédito de apoio inicial, de R$ 8 mil para cada família. São mais de R$ 340 mil que vem injetados diretamente no município, um crédito que as famílias têm para fazer suas compras, para poder se manter nesse primeiro momento tão difícil na terra. O Governo Federal está fazendo todo o esforço para liberar esse crédito aos novos assentamentos para que a gente não comece errado”, afirmou Sabrina Diniz.
.
.
.
.