Planejamento e Finanças - Quinta-feira, 06 de Abril de 2017

Prefeitura de Agudos consegue economia de R$ 300 mil reais na compra de cestas básicas pelo sistema de Pregão

O Setor de Compras e Licitação da Prefeitura de Agudos realizou um Pregão para a compra de cestas básicas que são fornecidas aos servidores municipais. Foram adquiridas 19 mil cestas básicas, a um custo unitário de R$ 79,49 e valor total de R$ 1.570.722,40. Comparando com a compra realizada em 2016, quando o custo unitário foi de R$ 94,80, a Prefeitura obteve uma economia de R$ 300 mil reais. Três empresas participaram do Pregão, sendo que a empresa vencedora é a mesma fornecedora da Prefeitura no ano passado, a diferença é a queda nos valores, devido ao novo sistema de compra que vem sendo aplicado pela atual administração. De acordo com a nutricionista da Prefeitura, Heloise Lopes Fernandes que avalia e atesta a qualidade dos produtos da cesta básica, fornecida aos servidores municipais, mesmo com a diminuição do valor na compra, a qualidade dos produtos será mantida, pois estão na lista os mesmos itens, com apenas uma mudança na marca da pasta de dente que agora será uma bem melhor. A cesta é composta por 15 itens: 10 quilos de arroz, 4 quilos de feião, 1 quilo de macarrão, 1 extrato de tomate, 1 quilo de farinha de trigo, 2 quilos de açúcar, 2 litros de óleo, meio quilo de fubá, 400 gramas de leite em pó, 400 gramas de bolacha, meio quilo de café, 1 lata de 250 gramas de sardinha, uma escova dental e uma pasta de dentes. “Os produtos da cesta básica dos servidores da Prefeitura de Agudos, são produtos que a gente compra para consumir em casa. A marca do arroz, do feijão, da farinha de trigo, enfim, tudo é de qualidade e agora melhorou a pasta de dente. A qualidade da cesta foi mantida e a vitória nesta nova aquisição é por conta da modalidade de compra, através de Pregão”, declarou a nutricionista. Desde o mês de janeiro, com a nova administração, a Prefeitura de Agudos já realizou cerca de 29 compras pelo sistema de Pregão, gerando economia para o Município. A nova modalidade de compras é realizada pelo pregoeiro Claudio Machado que conta com o apoio da equipe do setor de compras e licitações, formada por Sérgio Faian, Leandro Figueiredo e Lucy Kellen. Para o prefeito Altair Francisco Silva, a nova modalidade de compras implantada pela Prefeitura é uma medida de duplo benefício, pois possibilita a aquisição de produtos e serviços em um volume maior, promovendo um abastecimento mais longo e a preços menores, gerando uma economia dos recursos públicos que poderão ser destinados para outros atendimentos à população, como obras, benfeitorias e melhorias nos serviços municipais, além da transparência e ampliação do número de participantes.