Administração - Quarta-feira, 16 de Março de 2016

Defesa Civil homologa Calamidade Pública em Agudos

Danos causados pelas chuvas geraram prejuízo de mais de R$ 13 milhões para município; decreto foi publicado no último dia 11 de março no Diário Oficial do Estado

Defesa Civil homologa Calamidade Pública em Agudos

O Diário Oficial do Estado, publicou na última sexta-feira, 11, a homologação do Decreto Municipal 5.731, que estabelece situação de Calamidade Pública no município de Agudos. O documento foi assinado pelo prefeito Everton Octaviani em janeiro, após as fortes chuvas que causaram estragos - principalmente na área rural da cidade. De acordo com o levantamento da prefeitura, os prejuízos ultrapassam a casa dos R$ 13 milhões.

Para que ocorresse a homologação, uma equipe de profissionais da prefeitura, elaborou um processo com todas informações sobre os danos gerados pelas chuvas. A documentação incluiu fotografias dos locais atingidos, mapeamento das áreas de risco, recortes de material jornalístico sobre a tragédia, fotos aéreas de locais onde houveram deslizamentos, levantamento do volume de danos causados e estimativas, em valores, para a recuperação das áreas afetadas.

O temporal destruiu mais de 38 pontes na zona rural de Agudos. Quase todas as áreas já tiveram o acesso liberado.A prefeitura,por meio da secretaria de obras,formou equipes,de forma emergencial,para recuperar estes pontos e abrir passagem para o tráfego de veículos, transporte escolar e escoamento de produção agrícola.

O prefeito Everton Octaviani lembra que a chuva foi uma das mais fortes já registradas no município. "Há muitos anos Agudos não registrava uma tempestade como a de janeiro deste ano. Foi uma forte chuva que alagou casas, destruiu pontes, estradas e ruas, tanto na zona urbana como rural. Nós ainda estamos trabalhando na recuperação dos locais afetados, mas esta homologação chega em um momento importante. Agora vamos poder pleitear mais recursos junto aos governos Estadual e Federal, para realizar os trabalhos necessários de recuperação com mais agilidade", explicou.

Obras na Rodovia da Amizade começaram

Com a ajuda da Prefeitura de Borebi e de empresas da região, a Prefeitura de Agudos já iniciou a reconstrução da ponte na Rodovia da Amizade. A estrada liga o município até Borebi. A obra orçada em mais de R$ 150 mil, tem um prazo de conclusão de aproximadamente 30 dias, dependendo das condições climáticas.