Administração - Terça-feira, 16 de Março de 2021

Agudos adota medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo

Restrições na circulação tem a intenção de frear mortes e sobrecarga em hospitais

Agudos adota medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo

A Prefeitura de Agudos informa que o município irá adotar medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo. Devido ao aumento do registro de casos em todo o país, o Governo do Estado estabeleceu a Fase Emergencial do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Governador João Doria em sua última coletiva, realizada na última quinta-feira (11). A nova fase aumentou as restrições em 14 atividades, inclusive parte daquelas classificadas como essenciais, sendo fundamentadas pelas recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus.

O decreto municipal com as novas regras foi publicado na tarde desta terça-feira (16) no Diário Oficial do Município e pode ser acessado através do link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTU3Mjc1

O Governo do Estado determinou toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

As escolas da rede estadual só ficarão abertas para merenda de alunos carentes e distribuição de materiais mediante agendamento prévio. Os recessos de abril e outubro foram antecipados para o período entre 15 e 28 de março. A recomendação para a rede municipal e particular é para o ensino telepresencial.

A fase emergencial do Plano São Paulo mantém a fase vermelha de controle da pandemia e regulação de serviços não essenciais. Porém, para ampliar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, o Governo Estadual ampliou as restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na fase vermelha.

A restrição completa proíbe retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes, proíbe atendimento presencial em lojas de material de construção e veta celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo. Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema drive-thru (até às 20h), ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet. Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados.

Em Agudos as repartições públicas poderão funcionar com atendimento ao público restrito a uma pessoa atendida por setor, respeitando sempre as medidas de distanciamento social.

Por conta da sobrecarga no sistema de saúde, a Prefeitura de Agudos orienta que os cidadãos só procurem por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em casos de extrema necessidade e urgência, uma vez que a circulação de pacientes no local pode aumentar o contágio.