Administração - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021

Posto de Saúde Alfredo Paraíso Galrão será reformado

Unidade tem problemas estruturais que prejudicam o atendimento em saúde; pacientes serão remanejados para o Posto de Saúde Madri

Posto de Saúde Alfredo Paraíso Galrão será reformado

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Saúde, informa que irá reformar o PSF Alfredo Paraíso Galrão (Posto Pampulha). A decisão ocorre após a pasta identificar diversos problemas estruturais no prédio que necessitam de reparos. Para que a reforma aconteça a unidade terá que ser fechada e os pacientes serão remanejados para os PSFs Dirce Porto Bicalho Ayub (Posto Madri) e Moussa Tobias.

O prédio está em péssimas condições de uso e por ser um equipamento de saúde, deve ter estrutura adequada para receber pacientes e profissionais que atuam no local.

Entre os reparos que deverão ser feitos, está a troca da caixa d’água, que atualmente tem vazamentos que provocam infiltrações pela unidade. Segundo relatos de funcionários o reservatório já deveria ter sido substituído em anos anteriores, mas foi apenas reparado com cola.

Várias paredes do posto de saúde estão com grandes rachaduras e trincas, que denunciam os problemas estruturais do prédio.

O problema de infiltração é tão sério que está deteriorando parte do forro da unidade e também as paredes do prédio que estão descascando por conta da umidade.

O piso do posto de saúde também não está em boas condições e terá que ser trocado. Em alguns locais o piso está quebrado e em outras partes do prédio foi retirado e não foi substituído.

Portas e janelas também serão trocadas e reforçadas, uma vez que o local já foi alvo de atos de vandalismo e furtos.

O mobiliário da unidade também está em péssimas condições. Portas de armários estão penduradas, cadeiras quebradas e balcões escorados com tijolos.

De acordo com o Secretário de Saúde Doutor Carlos Thirone, o fechamento da unidade será necessário para evitar riscos a usuários e funcionários. “O fechamento se faz necessário por conta da precariedade da rede estrutural do prédio, telhado em péssimo estado, defeitos da rede elétrica. Esses reparos se fazem de extrema necessidade também para garantir a segurança de usuários e funcionários, devido a riscos estruturais que podem causar danos físicos se caso vier a um infortúnio do prédio”, diz.

Thirone relata ainda que a Secretaria de Saúde está preparando toda a logística para remanejar os pacientes para os PSFs Madri e Moussa Tobias. “O início (da reforma) se dará assim que fizermos a logística dos funcionários e pacientes”, explica.

A prefeitura está fazendo toda a documentação necessária, inclusive com o projeto de reforma, para que o município seja contemplado com verba exclusiva do Ministério da Saúde para a reestruturação de unidades de saúde.

O prefeito Fernando Octaviani explica que a construção do prédio é antiga e necessita de readequações para melhor atender os usuários. “É um prédio inaugurado há muito tempo e que precisa ser readequado para as demandas atuais da saúde. Nós temos a intenção de fazer uma grande reforma e em breve a população poderá contar com uma unidade de saúde modernizada e com melhores condições de funcionamento”, contou.

A Prefeitura de Agudos ressalta que irá informar amplamente a data de fechamento da unidade dias antes das obras serem iniciadas, bem como ampla a divulgação do cronograma dos trabalhos a serem realizados.

Prédio da unidade de saúde precisa de reforma estrutural - Foto Thalía Simões
Móveis estão deteriorados e escorados com tijolos - Foto - Thalía Simões
Paredes do posto de saúde estão com infiltrações, inclusive dentro dos consultórios médicos - Foto Thalía Simões