Administração - Segunda-feira, 20 de Abril de 2020

Central de Informações da Prefeitura de Agudos recebeu mais de 800 ligações

O acesso exclusivo, por meio do número 3262-0950, foi criado especificamente para prestar atendimento direto à população

Central de Informações da Prefeitura de Agudos recebeu mais de 800 ligações

A Central de Informações, criada pela Prefeitura de Agudos para atender a população durante o período de quarentena, recebeu mais de 800 ligações desde que foi implantada há cerca de um mês. O acesso exclusivo, por meio do número 3262-0950, foi criado especificamente para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela Prefeitura, orientações sobre as formas de acesso aos serviços públicos neste período e ainda informações sobre a Covid-19, como sintomas e formas de prevenção.

Desde que foi criado, o serviço funciona na sede da Guarda Civil Municipal e conta com atendimento de equipes formadas por servidores da Saúde, bombeiros e da GCM. Segundo os registros, os dois principais assuntos tratados foram denúncias feitas pela população sobre o funcionamento do comércio, especialmente aqueles que estariam criando aglomeração de pessoas, e informações sobre a normalização do funcionamento do comércio. As denúncias de descumprimento das medidas adotadas pelo poder público municipal, para barrar a dispersão do coronavírus na cidade, entre outras, são feitas pela Guarda Civil.

A criação da Central de Informações foi possível graças à reestruturação dos sistemas de telefonia e internet feita pela Prefeitura de Agudos, por meio do Setor de Tecnologia e Secretaria de Administração e Finanças, que além da modernização do sistema resultou em uma economia de mais de meio milhão de reais por ano aos cofres públicos.

A principal ação foi a negociação de um contrato vencido com a operadora de telefonia, que baixou os principais custos pagos pela Prefeitura, de cerca de R$ R$ 734 mil por ano, para pouco mais de R$ 189 mil, com ligações telefônicas, link de internet e celulares. A economia proporcionou vários melhoramentos na rede telefônica e de internet, que proporcionaram uma evolução e atualização tecnológicas de cerca de 20 anos na administração municipal.

Um dos melhoramentos foi a troca do sistema analógico de telefone para o sistema Voip (Protocolo de Voz sobre Internet, em inglês), por meio da rede IP (Protocolo de Internet), que apresenta melhor desempenho nas ligações. Com isso, a Prefeitura também trocou todos os equipamentos usados por outros modernos e os números de toda a rede.

Desde o início da troca, que foi gradual, os números foram sendo disponibilizados no site da Prefeitura, por meio do link https://agudos.sp.gov.br/prefeitura/telefones , onde hoje podem ser localizados os números de acesso de toda a rede pública desde escolas, postos e unidades de saúde, setores administrativos e outros.

Entre as melhorias está ainda a implantação da fibra ótica, que aumentou a capacidade de transmissão de dados da Prefeitura de Agudos de 100 para 400 megabytes, o que torna muito mais ágeis os serviços on line usados pelos contribuintes e a transmissão de dados pela administração.