Administração - Quarta-feira, 11 de Março de 2020

Com economia de mais de R$ 500 mil, Prefeitura de Agudos moderniza em 20 anos setor tecnológico

Ações que geraram economia foram desenvolvidas nas áreas de internet e telefonia

O secretário de Administração e Finanças, Rodrigo Laus: qualidade do serviço oferecido à população foi elevado a patamar histórico

Em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Administração e Finanças e Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Agudos foram implementadas ações ligadas às redes de telefonia e internet, que promoveram uma economia anual de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos, ao mesmo tempo em que foram modernizados os serviços tecnológicos, oferecendo mais eficiência e transparência no atendimento à população.

Prefeito Altair Francisco: trabalho em equipe levou a  ótimos resultados

Os estudos que resultaram a modernização vêm sendo desenvolvidos desde 2018. A principal ação foi a negociação de um contrato vencido com a operadora de telefonia, que baixou os principais custos pagos pela Prefeitura, de cerca de R$ R$ 734 mil por ano, para pouco mais de R$ 189 mil, com ligações telefônicas, link de internet e celulares.

Com esta economia, a Prefeitura conseguiu implantar vários melhoramentos na rede telefônica e de internet, que proporcionaram uma evolução e atualização tecnológicas de cerca de 20 anos na administração municipal.

Entre as melhorias está a implantação da fibra ótica, que aumentou a capacidade de transmissão de dados da Prefeitura de Agudos de 100 para 400 megabytes, o que torna muito mais ágeis os serviços on line usados pelos contribuintes e a transmissão de dados pela administração.

O aumento da capacidade de tráfego, por sua vez, propiciou a implantação de um sistema de segurança na rede da Prefeitura, algo que nunca havia sido feito, para todos os mais de mil computadores da rede, em todos os setores da administração.

Possibilitou ainda a modernização do Departamento Pessoal, já que até a modernização, o ponto de cada servidor, era coletado de forma manual, por dois servidores da Prefeitura que levavam até três dias úteis para ir a todos os setores e baixar as informações em um notebook. Com a modernização, a coleta de registro de ponto agora é feita em tempo real, o que permite o tráfego de informações de forma segura e com muito mais rapidez.

A Prefeitura também implantou sistemas na área fiscal, o primeiro que faz o confronto de dados das empresas cadastradas no município para identificar possíveis fraudes, e outro que faz o controle de arrecadação de ISS Bancário, proporcionando aumento de 134% na arrecadação deste tipo de imposto, o que elevou a arrecadação anual para R$ 516 mil.

A economia também possibilitou a troca de equipamentos obsoletos e com a manutenção feita pela própria equipe do T.I, houve uma economia de cerca de R$ 6 mil mensais. Mas, além da economia, a mudança zela pelo patrimônio público, porque resguarda que documentos públicos que estão salvos nestes equipamentos estejam nas mãos de terceiros.

Matheus Lorenzoni: economia e modernização dos sistemas de telefonia e internet

VOIP

Esse trabalho proporcionou que a Prefeitura também fizesse a migração do sistema telefônico analógico para a tecnologia VOIP (Protocolo de Voz sobre Internet, na sigla em inglês), por meio da rede IP (Protocolo de Internet). Com isso, serão trocados, gradativamente, todos os números do prédio do Paço Municipal e dos setores externos da Prefeitura, como postos de saúde, escolas e demais prédios onde funcionem serviços administrativos, entre outros.

O coordenador de Tecnologia da Prefeitura, Matheus Lourenzoni Dias, explicou que, com a conversão do sistema, será possível economizar cerca de 50% do gasto mensal que a Prefeitura tinha com serviços telefônicos. “Até agora, cada unidade tinha uma numeração e a Prefeitura pagava separadamente para a operadora de telefonia cada ligação feita entre os diversos prédios. Para gerar mais modernidade e economia para a Prefeitura, foi feita nova licitação já com a previsão de implantar a IP, pela qual essas ligações não serão mais cobradas, podendo serem feitas até 90 ligações simultâneas, sem que a central da Prefeitura fique ocupada”, explicou.

Devido ao novo serviço, a operadora de telefonia apontou a necessidade de troca dos números. Porém, os números do Paço Municipal serão mantidos iniciando em 3262-8500 até 3262-8529, mas com alterações internas de ramais.

A economia que resultou em investimentos tecnológicos, também permitiu que a Prefeitura de Agudos esteja, atualmente, apta a instalar modernos equipamentos de segurança, como câmeras, alarmes e controles de acesso, monitorados em tempo real e com backup pelo setor de TI. Com o novo sistema que será implantado, as câmeras de todos os setores gravarão, em tempo real, as imagens captadas, direto em um servidor da Prefeitura.

Para o secretário de Administração e Finanças, Rodrigo de Laus, a modernização elevou a um outro patamar a qualidade do serviço prestado pela Prefeitura, além de promover uma importante economia. “É um passo histórico para Agudos. Conseguimos evoluir, fazendo economia, em mais de 20 anos o desempenho tecnológico da gestão municipal, o que é importante para a administração e para o cidadão”, afirmou Laus.

O prefeito Altair Francisco Silva destacou que a modernização foi possível graças ao empenho das duas equipes. “A economia gerada, ao mesmo tempo em que modernizamos os serviços, foi algo que só foi possível graças ao arrojo, conhecimento e coragem dos servidores dos setores de Tecnologia e Administração”, afirmou.