Agudos, Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Administração - Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020

Prefeito de Agudos, Altair Francisco, anuncia implantação da Guarda Municipal

O futuro comandante da GCM de Agudos, Osmar Jandreiche; o prefeito Altair;  o comandante da GCM de São Manuel, Camargo e guardas Leandro e Jorge

O prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, anunciou que nas próximas semanas será implantada na cidade a Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de contribuir com a segurança pública já realizada pelas Polícias Militar e Civil. O anúncio foi feito pelo prefeito nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, durante reunião com representantes da GCM de São Manuel, que fará o treinamento dos futuros guardas-civis municipais.

A GCM é um órgão de segurança pública independente, subordinado ao Chefe do Executivo, e que teve ampliada sua capacidade de atuação, através de mudanças na Legislação Federal. A partir dessas mudanças, por exemplo, os guardas-civis passaram a ter direito ao porte de arma de fogo durante seu trabalho.

Em Agudos, a atuação deve ser voltada para a proteção de bens patrimoniais e prédios públicos, realização de rondas ostensivas e preventivas, sempre voltada para a segurança pública, apoio e orientação à população.

O comandante da  GCM de São Manuel, Camargo, e o prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva

A base da Guarda Civil Municipal ficará instalada na Praça Tiradentes, ao lado do Paço Municipal. O comandante da GCM de Agudos será o servidor de carreira Osmar Donizeti Jandreiche, que atuou por mais de 20 anos como escrivão da Polícia Civil (“ad-hoc”), e é o atual coordenador da Defesa Civil e do Grupamento de Bombeiro Municipal, sendo também representante do município de Agudos junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado no Programa Parcerias Municipais, e ainda atua de forma paritária no serviço de Atividade Delegada da Polícia Militar.

Segundo Osmar, o trabalho da Guarda Civil Municipal terá um perfil comunitário, com objetivo de contribuir com a segurança pública, mas permanecendo sempre próximo à população de Agudos. “As rondas na entrada e saída de escolas devem ser uma das formas de atuar da GCM”, exemplificou o coordenador. “Nosso objetivo é promover segurança e para isso temos que estar próximos da comunidade, por isso, essa deve ser a principal marca do nosso trabalho”, completou.

O prefeito Altair relembrou que a Guarda Municipal é um compromisso de seu governo. “Temos nos empenhado muito em cumprir com o compromisso que assumimos junto à população e, graças a Deus, vamos conseguir cumprir mais este item do nosso Plano de Governo, com a implantação da Guarda Civil Municipal, para dar mais segurança para a nossa população”, disse o prefeito.

A GCM de São Manuel, que fará o treinamento dos futuros guardas-civis de Agudos, existe há cerca de 50 anos e hoje é uma das mais experientes e atuantes da região.