Agudos, quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Administração - Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020

Prefeito de Agudos, Altair Francisco, anuncia implantação da Guarda Municipal

Novo serviço de segurança deve ser implantado nas próximas semanas

Prefeito de Agudos, Altair Francisco, anuncia implantação da Guarda Municipal

O futuro comandante da GCM de Agudos, Osmar Jandreiche; o prefeito Altair;  o comandante da GCM de São Manuel, Camargo e guardas Leandro e Jorge

O prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, anunciou que nas próximas semanas será implantada na cidade a Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de contribuir com a segurança pública já realizada pelas Polícias Militar e Civil. O anúncio foi feito pelo prefeito nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, durante reunião com representantes da GCM de São Manuel, que fará o treinamento dos futuros guardas-civis municipais.

A GCM é um órgão de segurança pública independente, subordinado ao Chefe do Executivo, e que teve ampliada sua capacidade de atuação, através de mudanças na Legislação Federal. A partir dessas mudanças, por exemplo, os guardas-civis passaram a ter direito ao porte de arma de fogo durante seu trabalho.

Em Agudos, a atuação deve ser voltada para a proteção de bens patrimoniais e prédios públicos, realização de rondas ostensivas e preventivas, sempre voltada para a segurança pública, apoio e orientação à população.

O comandante da  GCM de São Manuel, Camargo, e o prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva

A base da Guarda Civil Municipal ficará instalada na Praça Tiradentes, ao lado do Paço Municipal. O comandante da GCM de Agudos será o servidor de carreira Osmar Donizeti Jandreiche, que atuou por mais de 20 anos como escrivão da Polícia Civil (“ad-hoc”), e é o atual coordenador da Defesa Civil e do Grupamento de Bombeiro Municipal, sendo também representante do município de Agudos junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado no Programa Parcerias Municipais, e ainda atua de forma paritária no serviço de Atividade Delegada da Polícia Militar.

Segundo Osmar, o trabalho da Guarda Civil Municipal terá um perfil comunitário, com objetivo de contribuir com a segurança pública, mas permanecendo sempre próximo à população de Agudos. “As rondas na entrada e saída de escolas devem ser uma das formas de atuar da GCM”, exemplificou o coordenador. “Nosso objetivo é promover segurança e para isso temos que estar próximos da comunidade, por isso, essa deve ser a principal marca do nosso trabalho”, completou.

O prefeito Altair relembrou que a Guarda Municipal é um compromisso de seu governo. “Temos nos empenhado muito em cumprir com o compromisso que assumimos junto à população e, graças a Deus, vamos conseguir cumprir mais este item do nosso Plano de Governo, com a implantação da Guarda Civil Municipal, para dar mais segurança para a nossa população”, disse o prefeito.

A GCM de São Manuel, que fará o treinamento dos futuros guardas-civis de Agudos, existe há cerca de 50 anos e hoje é uma das mais experientes e atuantes da região.