Administração - Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019

Secretários municipais detalham na Câmara projeto que suplementa recursos da Prefeitura de Agudos

Projeto deve estar na pauta de votação na sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 26 de agosto

Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, os secretários da Prefeitura de Agudos estiveram na Câmara, reunidos com alguns vereadores, para explicar detalhes do projeto de suplementação de recursos enviado pelo prefeito Altair Francisco Silva e a importância de sua aprovação na íntegra para a continuidade dos serviços prestados pela Prefeitura à população.

Dos 13 vereadores que compõe a Câmara, apenas seis compareceram à reunião. Todos os secretários cujas pastas irão receber recursos previstos no projeto participaram do encontro.

Os secretários já haviam ido à Câmara na sexta-feira, dia 23, porém o presidente Omar Omero Cunha adiou a reunião para esta segunda. Apenas o vereador Luciano Durães se aproveitou da presença dos vereadores e ainda na sexta-feira, sanou suas dúvidas em relação ao projeto.

Nesta segunda, cada secretário expor detalhes da destinação dos recursos, como a secretária de Assistência Social, Rafaela Macedo Damante Ton, que reafirmou a necessidade de aprovação do projeto na íntegra para que a Prefeitura continue fornecendo cestas básicas para famílias cadastradas nos programas de atendimento social.

O secretário de Educação e Cultura, Rafael Lima, também pontuou que para garantir o atendimento das crianças nas creches e escolas municipais, o município precisa que o projeto seja aprovado. Os recursos serão destinados, de acordo com o secretário, para reparos e manutenção de equipamentos das unidades escolares (geladeira, ventiladores, veículos, etc) e ainda para a realização das oficinas culturais e o desfile de 7 de setembro, que reúne todas as escolas do município, além de entidades de classe.

Também participaram da reunião os secretários de Planejamento e Turismo, Murilo Carlos Silva; de Administração e Finanças, Rodrigo Laus; de Vias Públicas, Marco Antônio das Neves, e de Esporte, Marcos Durães.

Rodrigo Laus deixou claro aos vereadores presentes que o projeto está totalmente adequado ao que determina as leis. E ainda ressaltou a importância da aprovação para que seja retomado o projeto de Atividade Delegada em Agudos, usando desta verba, antecipadamente, para garantir neste momento o trabalho de segurança pública realizado por policiais militares.

Já na secretaria de Vias Públicas, Marco Antônio das Neves, detalhou que os recursos vão servir para a aquisição de massa asfáltica (usada em operação tapa-buracos e recape de ruas da cidade), compra de peças para frota, material de consumo para produção de guias e aquisição de lâmpadas para manutenção nas praças

O setor de Planejamento e Turismo necessita, segundo o secretário, da aprovação do projeto para dar continuidade à obra de instalação da Praça de Aeroestatação (balonismo) e para manter a realização de um dos principais eventos de turismo da cidade, a Feirinha da Lua.

O secretário de Esportes também detalhou a necessidade dos recursos para manter a realização do Campeonato de Futebol Amador, tradicional evento que movimenta equipes e torcidas de toda cidade, além de garantir a realização do Jogos Escolares que acontecem em setembro, e ainda contratar professor que irá ministrar as aulas de capoeira para os moradores do distrito de Domélia e Ritmos em Agudos.

E no Meio Ambiente, a suplementação dos recursos irá garantir a manutenção de serviços agrícolas e de estradas rurais, pontes e de maquinários. Mas o secretário Leandro também pontuou que servirá para finalizar a ampliação do cemitério, manter a construção de blocos, guias e sarjetas, além de outros serviços da pasta.

Nesta segunda-feira termina o prazo legal de 15 dias para a aprovação do projeto pelos vereadores. O vereador Ederson Roberto Mainini, que integra a Comissão de Constituição, Justiça e Redação adiantou que a comissão já se posicionou sobre a legalidade do projeto.