Administração - Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Programação de aniversário conta com atrações diversas e traz “Carreta da Mamografia” como presente especial para as mulheres de Agudos

As comemorações também tem oficina de fotografia, atrações turísticas, apresentações artísticas, culturais e humorísticas.

A programação de aniversário de Agudos foi definida para prestigiar a família agudense, com atrações que agradam a todas as idades, nas comemorações pelos 121 anos do Município. Eventos nas áreas de Saúde, Esporte, Cultura, Turismo e entretenimento estão presentes na programação.

Um presente especial é o atendimento da Carreta da Mamografia, que oferece exames gratuitos para as mulheres com idades a partir de 35 anos, como parte do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, e que estará na cidade durante todo o mês de julho.

As comemorações também contam com oficina de fotografia, atrações turísticas da Feirinha da Lua e Arte na Praça, apresentações artísticas, culturais e humorísticas.

A Oficina de Fotografia com Smartphone acontece nesta sexta-feira, dia 19, e no sábado, no prédio da Estação Sorocabana, e ainda sábado, dia 20, tem atividades culturais na Praça Tiradentes, com distribuição de pipoca, algodão doce, Feira de Artesanato e apresentações musicais com a Corporação Maestro João Andreotti e o cantor Benny Luiz. No dia 26, sexta-feira, tem apresentação de Zumba e Kung Fu, a partir das 18h, na praça Tiradentes.

Como em todo aniversário, para a festa ser completa, é preciso ter bolo. Por isso, mais uma vez este ano, o aniversário de Agudos confirma seu caráter social e solidário, com a distribuição gratuita de dezenas de quilos de bolo, especialmente preparado para a população, na Praça Tiradentes, no dia 27, e no distrito de Domélia, na sexta-feira, dia 26.

Além do bolo, também no sábado, dia 27, a grande atração é o espetáculo com o Palhaço Tubinho, na Praça Tiradentes, a partir das 15h. A atração é ideal para toda a família, por isso o convite se estende a todos que queiram se divertir com um dos principais artistas humorísticos da região. E a noite tem show com a Banda Fruto Proibido, às 20h.

No domingo, a comemoração é especial pelo Dia de São Cristóvão, com missa, carreata e a tradicional benção dos veículos. E para completar a programação deste dia, tem a apresentação do Grupo Domingueiros do Samba, na Praça Tiradentes, a partir das 20h.

São Cristóvão e aniversário de Agudos terão missa campal e carreata

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza, no dia 28 de julho, a tradicional Festa de São Cristóvão. Com missa campal às 8h, em frente a Capela São Francisco de Assis, a celebração também será realizada em ação de graças ao aniversário de Agudos. Após a missa haverá carreata e cavalgada, bênçãos, feira artesanal e praça de alimentação.

Neste ano, após a Celebração Eucarística os fiéis são convidados a sair em carreata pela rua Sete de Setembro até a Praça Tiradentes, seguindo pela Avenida Sebastiana Leite e Rua Treze de Maio até a Matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo, onde os veículos e animais serão abençoados. No local, estará presente a “Feirinha da Lua” com atrações de gastronomia e artesanato.

O evento faz parte da comemoração dos 121 anos de Agudos e tem organização da Paróquia São Paulo Apóstolo em parceria com a Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Turismo.

Carreta da Mamografia: Presente para as mulheres de Agudos

A estrutura que está montada na Avenida Carvalho Pinto, na rotatória do Cruzeiro, tem capacidade para atender até 50 mulheres diariamente, de segunda a sexta-feira, e realizar 25 atendimentos aos sábados.

Todas as mulheres recebem senha para serem atendidas e o exame dura em média, 20 minutos. Para tornar o procedimento mais confortável, a Prefeitura instalou tendas ao lado da carreta e disponibilizou cadeiras e água para quem aguarda para ser chamada, além de banheiros químicos.

Os resultados dos exames feitos na carreta, ficam prontos em até dois dias úteis e podem ser retirados na Secretaria de Saúde de Agudos que fica no prédio do Centro de Saúde, na Rua 07 de Setembro.

Para ter acesso ao serviço gratuito, mulheres com idade a partir de 50 anos podem ir direto ao local, levando apenas Cartão SUS e o RG, sem necessidade de encaminhamento médico.

Mulheres com idade entre 35 a 49 anos devem levar os mesmos documentos (Cartão SUS e RG), mas precisam de encaminhamento, que pode ser do médico ou de um enfermeiro responsável pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

O atendimento na “Carreta da Mamografia” é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. De segunda à sexta-feira, o atendimento é feito das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O prefeito Altair Francisco Silva ressaltou a oportunidade de realizar os exames de forma rápida e comemorou a vinda do serviço durante as comemorações do aniversário da cidade. "Essa é uma ótima oportunidade para que as mulheres de Agudos tenham a garantia de que estão bem, ou que possam identificar qualquer problema no início, o que é fundamental para que haja a cura completa, embora a torcida seja para que todos os exames sejam negativos. Apesar de termos feito o pedido da carreta há algum tempo, foi muito importante o apoio da vereadora Tata para que recebêssemos esse serviço como um presente de aniversário para Agudos, mais especialmente para as mulheres. Ficamos todos muito felizes com esse presente”, concluiu.