.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
No local já funcionava ecoponto, mas agora material será separado em contêineres
O Projeto Agudos Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Agudos, entrou em nova fase essa semana, com a implantação do ecoponto experimental no Distrito Industrial. O objetivo da medida de educação ambiental é reforçar a importância da separação do material da coleta seletiva.
O local onde funcionará o ecoponto já era utilizado para descarte de material reciclável, porém, o secretário Leandro Corrêa explicou que não era possível manter o material separado porque não havia recipientes adequados. Com os cinco contêineres que serão disponibilizados, a população vai poder fazer o descarte no recipiente identificado pelas cores que classificam o material.
“A proposta é fixar o hábito da separação pelas cores de cada tipo de reciclável. Mas, não se trata apenas de ter um local adequado para que a pessoa jogue o material reciclável, mas sim, de conscientizar a todos sobre a importância da reciclagem e da cor que identifica cada material, para que, por exemplo, as crianças olhem e já relacionem a cor ao material”, explicou Leandro.
As cores padrões mais comuns para identificação e separação seletiva são azul (papel e papelão), vermelho (plástico), verde (vidro), amarelo (metal) e cinza (resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados). O Código de Cores para diferentes tipos de resíduos foi criado por uma Resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), em 2001
De acordo com Leandro, a aceitação e o uso do ecoponto servirá de avaliação para que a Prefeitura de Agudos possa implantar outros dispositivos em diversas regiões da cidade. O ecoponto experimental de Agudos será instalado na avenida Carvalho Pinto, próximo ao posto Elefantinho.
A formalização e apoio aos trabalhadores da coleta seletiva de recicláveis é um dos pontos do Programa de Governo do prefeito Altair Francisco Silva, inserido no Desenvolvimento e Geração de Emprego para o município.
.
.
.
.