Agudos, Sexta-feira, 10 de Abril de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Administração - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

Decreto de emergência define prazo para que proprietários limpem terrenos em Agudos

Limpeza de área Parque Pampulha equipe Vias Públicas - DEPOIS

A Prefeitura de Agudos determinou o prazo até o dia 5 de março para que proprietários de terrenos e áreas particulares de toda cidade façam a limpeza destes locais, sem que sejam multados por isso. Após essa data, o poder público vai se responsabilizar pela limpeza, mas irá multar os proprietários.  A decisão faz parte das ações da Prefeitura de Agudos no combate ao aumento dos casos de dengue na cidade e foi publicada na quarta-feira, dia 13, por Decreto assinado pelo prefeito Altair Francisco Silva.

Pelo decreto, até a data limite para a limpeza, todos os moradores poderão limpar quintais e terrenos e depositar o material nas calçadas para que os caminhões da Prefeitura façam a coleta. Para atender à demanda, o prefeito Altair não descarta a possibilidade de pedir ajuda a empresas e municípios vizinhos, com empréstimos de caminhões e máquinas.

O serviço de recolhimento de inservíveis, entulho e restos de poda de árvores já vinha sendo realizado desde o mês de janeiro pelos setores de Vigilância Sanitária, Controle de Vetores, Vias Públicas e os agentes comunitários de saúde de Agudos, que passaram de casa em casa orientando os moradores para que dispusessem o material para que a prefeitura recolhesse, dentro do projeto Mutirão de Combate à Dengue.

Porém, segundo o prefeito Altair, foi percebido que parte da população não vinha respeitando as datas determinadas, o que reduziu a eficiência do serviço e gerou um duplo trabalho das equipes, atrasando o cronograma estabelecido.

“A prefeitura vai continuar limpando a cidade toda, mas para que nem prefeitura, nem o cidadão sejam prejudicados, serão 20 dias de prazo para que a população limpe seus quintais. Vamos fazer uma grande operação de limpeza na cidade”, convocou o prefeito Altair.

A partir do dia 11 de março, serão recolhidos apenas resto de poda de árvores, desde que com agenda previa feita na Secretaria de Meio Ambiente.

O prefeito Altair ressaltou a importância de que a população se engaje na ação, especialmente para frear o aumento dos casos de dengue, mas também evitar outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como chikungunya e zika vírus, além da proliferação de animais peçonhentos, como o escorpião.

“Vamos cuidar da nossa cidade com zelo, mas também com firmeza para trazer segurança e saúde para todos. Peço ao cidadão de Agudos que mantenha seus quintais e terrenos limpos, porque a saúde de todos depende de cada”, concluiu.

Limpeza de área Parque Pampulha equipe Vias Públicas - ANTES

Nebulização

Para combater a dengue, teve início nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, a nebulização de bairros da cidade de Agudos feita por uma equipe da Sucen. O serviço será feito em quatro etapas, até o dia 7 de março, sempre a partir das 20h.

A prefeitura de Agudos também mantém a nebulização feita por funcionários próprios com equipamentos portáteis e frentes de trabalho na limpeza de terrenos e áreas públicos.

Para acelerar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue, será mantido o atendimento prioritário em todas as Unidades de Saúde dos bairros e Centro da cidade.

Na semana passada, os agentes comunitários de saúde participaram de um treinamento com técnicos da Sucen, com o objetivo de aprimorar o trabalho de campo no combate aos focos do Aedes.