Administração - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

Defesa Civil debateu fortalecimento regional durante evento em Agudos

O prefeito Altair Francisco, de Agudos, discursou sobre a necessidade de unir esforços na região para fortalecer os esforços da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Agudos sediou na quarta-feira, dia 13, o 2º Encontro Regional de Fortalecimento das Defesas Civis da Região de Bauru. Participaram do encontro, realizado no auditório da Acira (Associação Comercial e Industrial de Agudos), representantes das cidades de Bocaina, Reginópolis, Bauru, Borebi, Agudos, Igaraçu do Tietê e Bauru, além do Corpo de Bombeiros de Agudos e da RINEM (Rede Integrada de Emergência), ligada ao Ciesp/Bauru.

O objetivo do evento foi fortalecer o grupo regional que conta com 37 município. Para isso, foram debatidos temas como a criação de uma força tarefa entre as Defesas Civis da região; criação de uma frequência de rádio para integrar todas Defesas Civis com o Cobom (Centro de Operação do Corpo de Bombeiro) e Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e ainda a realização de um encontro do qual participem prefeitos, secretários e autoridades civis e militares das cidades que compõem a regional.

O mediador do encontro, Guilherme Milani, Coordenador da Defesa Civil de Bocaina e parceiro na organização do evento, também debateu com os participantes temas como a necessidade de buscar novas viaturas junto aos Governos do Estado e da Federação, além de ampliar a oferta de cursos para as regionais e padronizar o uso de uniformes da regional, entre outros assuntos.

O prefeito de Agudos Altair Francisco Silva participou da abertura do encontro e destacou a importância da união entre os grupos para fortalecer a Defesa Civil da região, e o importante papel que esses grupos desempenham em prol da população, com destaque para o trabalho que vem sendo desenvolvido em Agudos. “Quero parabenizar a todos os coordenadores das Defesas Civis da região e agradecer ao coordenador local, Osmar Jandreiche, pessoa que trabalha com bastante zelo para prevenir incidentes que possam acontecer e colocar em risco a nossa população. Mesmo quando algo acontece, ele é o primeiro a chegar nos locais com sua equipe de voluntários e o último a sair. Isso mostra que ele tem o perfil das pessoas que devem participar da Defesa Civil, na hora da necessidade está sempre pronto”, destacou.

Participaram os coordenadores de Reginópolis, Leandro Aparecido de Souza; de Bocaina, Guilherme Milani; da Rinem, Jamilson de Freitas; de Bauru, Tenente Vinícius Alexandre Burin; de Borebi, Giovana Paccola; de Bauru, Tiago Azambuja; de Igaraçu do Tietê, Roberto Carlos Romão, e de Agudos, Osmar Jandreiche e o agente Luis Augusto Jandreiche, além do secretário executivo da Defesa Civil de Bocaina, Luiz Antônio Fragnan e a enfermeira Silvia V.C. Fragnan. Representando o Posto do Corpo de Bombeiros de Agudos participaram o Cabo Mazon e os voluntários Michelan e Fabiano.