Administração - Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018

Prefeitura de Agudos recebe visita de secretários municipais de Garça, para mostrar trabalho de sucesso realizado no setor de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Kleber, Bruno, Murilo, Letícia, Rose, Márcia, Bete, Flávia, Simone e Rafael

Na última sexta- feira, dia 17 de agosto de 2018, a Prefeitura de Agudos recebeu a visita da equipe técnica das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade de Garça. A equipe composta  pela Secretária de Turismo, Marcia Praxes; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno  Henrique Severino e pela Diretora do Desenvolvimento Econômico, Leticia Maitan vieram conhecer o PIT (Posto de Informação Turística), instalado na Estação Sorocabana, alguns atrativos do Município, como o Seminário Santo Antonio, fazenda São Benedito, fábrica de doces caseiros Nayá e cervejaria artesanal Autêntica e trocar informações sobre os projetos do MIT (Município de Interesse Turístico), classificação recém recebida por Garça, e que Agudos já possui desde 2017.

A visita começou pela Secretaria de Planejamento e Turismo, onde a equipe de Garça foi recepcionada pela secretária municipal, Bete Lucas. Dali seguiram juntos para a galeria municipal, na Rua 13 de Maio, para conhecerem as instalações do Sebrae Aqui e obterem informações sobre o programa de encaminhamento aos postos de trabalho e assessoria às empresas locais, criado pela administração atual, Emprega Agudos. No período da tarde, o grupo foi conhecer alguns atrativos turísticos do Município.

Na visita à Galeria de serviços municipais, onde estão sediados além do Centro de Capacitações da Secretaria de Assistência Social, Cursos da Etec, AMA e entidades, a equipe de Garça pode conhecer os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que estão disponíveis à população, como a Sala do Empreendedor, o SEBRAE Aqui, o Banco do Povo, o Time do Emprego, o Balcão de Emprego e o EMPREGA Agudos, sendo este último o principal motivo da visita à nossa cidade, além do setor de Turismo.

O Secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico de Agudos, Kleber Cavinato, apresentou todos os serviços e as equipes compostas por Simone, Lucia , Isaella, Rafael, Flavia, Edenilza, Iran, Camila, Murilo, Amanda e Patricia, e falou um pouco sobre como tem buscado que estes serviços trabalhem em conjunto facilitando a vida do empreendedor e do trabalhador agudense.

Murilo, que é o coordenador do programa EMPREGA Agudos, explicou sobre alguns processos de seleção em que a Prefeitura atuou, como o Formare, Formação de Jovens profissionais pela DURATEX e demais empresas locais.

Kleber explicou como nasceu o EMPREGA, a partir de reuniões com empresários que tinham dificuldades na hora de contratar e selecionar mão de obra agudense. Simone contou sobre a história da SALA DO EMPREENDEDOR em Agudos e os serviços que são oferecidos aos empreendedores. Kleber e Murilo explicaram sobre a transição do Balcão de Empregos para o EMPREGA AGUDOS, que neste ano já atuou em 52 processos seletivos. Murilo deu algumas dicas para implantar este serviço na vizinha cidade, como trabalhar com lisura, transparência e ética pública,  enviar mais que um candidato por vaga, para não configurar favorecimento.

Kleber falou sobre o ganho financeiro que o empresário tem com este serviço. Murilo disse que é "necessário entender a necessidade do empresário, muitas vezes ele não sabe o que precisa em termo de Recursos Humanos" e o EMPREGA Agudos está preparado para ajudar nessa parte técnica.

Murilo enfatizou que para assertividade das contratações pelo empresário, a  Prefeitura se preocupa com  "o que é  importante para o empresário,  em conhecer o empresário, conhecer como ele trabalha,  o ambiente e a partir daí idealizar o funcionário que deverá ser contratado". “O EMPREGA Agudos faz isso, busca atender a necessidade real da empresa e do empresário”, destacou.

Kleber deixou claro a posição da prefeitura e da atual administração de que o princípio de sucesso do EMPREGA é  a meritocracia e não a influência política. O secretário disse que o serviço já  está entrando numa nova fase com foco no empresário,  trazendo para reuniões e café de negócios.