Administração - Sexta-feira, 23 de Março de 2018

Procon de Agudos adere a movimento contra lei que altera Planos de Saúde

Os funcionários do Procon de Agudos, Marília Gilioti, João Pedro Siqueira e Fábio Machado fizeram a mobilização em defesa do consumidor

No dia em que é comemorado o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, funcionários do Procon de Agudos fizeram uma mobilização em favor da Ação Nacional contra as alterações na Lei de Planos de Saúde. A mobilização, realizada na quinta-feira, dia 15 de março/2018, distribuiu folhetos explicando as mudanças constantes no Projeto de Lei n. º 7419/2006, que tramita na Câmara dos Deputados e que propõe a reforma da lei nos planos de saúde, algo que trará prejuízos aos consumidores, na avaliação do Procon Nacional.

Funcionários do Procon Agudos orientam e informam consumidores sobre as mudanças propostas

Segundo o Procon de Agudos, uma das mudanças mais significativas e prejudiciais ao consumidor trata do custeio do tratamento de determinada patologia, independentemente de a indicação médica constar ou não no rol de procedimentos. Com a alteração, tal procedimento passaria a ser “taxativo”, tendo em vista que a operadora não será obrigada a conceder o tratamento mais adequado e sim, o que está previsto no rol “taxativo”.

O Procon também destaca que, se o projeto for aprovado, o consumidor vai pagar por itens que hoje são de obrigações básicas dos planos de saúde como, por exemplo, o caso do atendimento de urgência e emergência que, se não tiver contratado, o consumidor não terá direito a este tipo de modalidade. Além disso, há ainda no projeto, uma proposta de reduções de penalidades dos planos de saúde, inclusive com relação à rigidez da fiscalização e da autuação, segundo a entidade que defende os direitos dos consumidores.

Em Agudos, além de explicar sobre o projeto, os funcionários Marília Gilioti, João Pedro Siqueira e Fábio Machado colheram assinaturas que serão anexadas a um manifesto nacional que vem sendo desenvolvido por várias entidades que representam o consumidor.