Saúde - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Carreta da Mamografia realizou 542 exames em Agudos

Unidade esteve no município no início do mês na avenida Carvalho Pinto

Carreta da Mamografia realizou 542 exames em Agudos

No início do mês de fevereiro, a Carreta da Mamografia Mulheres de Peito fez uma importante parada em Agudos, trazendo consigo não apenas um equipamento médico, mas também esperança e conscientização para centenas de mulheres. Ligado ao Governo do Estado, o projeto desempenha um papel fundamental na detecção precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo.

Durante os dias 30 de janeiro a 10 de fevereiro, a carreta estacionada em Agudos se tornou um ponto de referência para a saúde feminina, realizando um total de 542 exames de mamografia. Esses números refletem não apenas a eficácia do projeto, mas também a conscientização crescente sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

A realização dos exames de mamografia desempenha um papel crucial na prevenção e tratamento eficaz dessa doença. Detectar o câncer de mama em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura e possibilita opções de tratamento menos invasivas, garantindo uma melhor qualidade de vida para as pacientes.

Além de identificar o câncer de mama, a mamografia pode também detectar outras condições, tais como cistos, calcificações e tumores benignos. Essa capacidade de identificar uma variedade de condições mamárias faz da mamografia uma ferramenta valiosa na saúde preventiva das mulheres, permitindo o monitoramento regular da saúde das mamas e intervenções precoces quando necessário.

A parceria da Secretaria de Saúde de Agudos e Carreta da Mamografia Mulheres de Peito não apenas leva o acesso aos exames, como também promove a conscientização sobre a importância da saúde mamária e da realização regular de exames preventivos. Essa mobilização tem o potencial de salvar vidas, capacitando as mulheres a assumirem o controle de sua saúde e bem-estar.