Saúde - Terça-feira, 09 de Abril de 2024

140 doses de vacina contra a gripe foram aplicadas no último sábado em Agudos

No último sábado (06/04) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos realizou o "Sabadão da Vacinação" contra a gripe influenza. Essa iniciativa foi direcionada aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e resultou na aplicação de 140 doses do imunizante.

A vacinação contra a Influenza desempenha um papel crucial na prevenção da propagação da gripe e de suas complicações, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Além de reduzir a circulação do vírus, a vacina também ajuda a evitar o agravamento de condições como pneumonia, sinusite e problemas cardíacos.

Os grupos prioritários podem ter acesso à vacina em todas as salas de vacinação do município, sendo recomendado que busquem a unidade de saúde mais próxima de suas residências.

No próximo sábado, dia 13 de abril, haverá um "Dia D" especial de vacinação, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h, mantendo o foco nos grupos prioritários. A exceção será o CIS (Centro Integrado de Saúde), que não estará disponível para vacinação nesse dia.

Confira os grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Trabalhadores da saúde.

Gestantes.

Puérperas.

Professores.

Idosos com 60 anos ou mais.

Profissionais das forças armadas.

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Pessoas com deficiência permanente.

Caminhoneiros.

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano.

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas em situação de rua.