Saúde - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Sábado é “Dia D” de vacinação contra a gripe para grupos prioritários

Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h

Neste sábado (13/04) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promove o "Dia D" de vacinação contra a gripe influenza, com o objetivo de alcançar a maior cobertura vacinal possível e reduzir a circulação do vírus no município.

A vacinação estará disponível para todos os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Para receber a imunização, basta comparecer a uma unidade de saúde D, portando um documento com foto e comprovação de pertencimento ao grupo prioritário correspondente.

A dose da vacina contra a Influenza é essencial para prevenir a propagação da gripe e suas complicações, sendo especialmente importante para crianças, idosos e indivíduos com doenças crônicas. A vacinação não só reduz a circulação do vírus, mas também ajuda a evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e problemas cardíacos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a expectativa é de uma grande adesão da população aos postos de vacinação durante o "Dia D", o que contribuirá significativamente para a proteção da saúde pública no município de Agudos.

“A imunização através da vacinação desempenha um papel crucial na proteção da saúde individual e coletiva. Além de reduzir o risco de complicações graves da gripe, a vacinação ajuda a interromper a transmissão do vírus na comunidade, contribuindo para a saúde pública como um todo”, explica a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Tatiana Amarilia.

O horário de funcionamento dos postos de vacinação no sábado será das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde ressalta que não haverá vacinação apenas no CIS (Centro Integrado de Saúde).

Confira os grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Trabalhadores da saúde.

Gestantes.

Puérperas.

Professores.

Idosos com 60 anos ou mais.

Profissionais das forças armadas.

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Pessoas com deficiência permanente.

Caminhoneiros.

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano.

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas em situação de rua.