Saúde - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

Agudos faz nebulização contra a dengue no bairro Professor Simões

Secretaria de Saúde já contabilizou 12 casos positivos de dengue; município tem promovido ações de limpeza para evitar proliferação

Em meio à preocupação crescente com a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o aumento de casos de dengue, a Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação de nebulização nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, no bairro Professor Simões, especialmente nas proximidades da rua Sete de Setembro.

Com 12 casos positivos de dengue já contabilizados apenas no início deste ano, o município tem redobrado esforços para conter a disseminação da doença, intensificando as ações de nebulização e limpeza em áreas vulneráveis.

A ação de nebulização, realizada durante a manhã desta quinta, teve como alvo principal a região da rua Sete de Setembro e suas ruas adjacentes. A escolha dessa localidade não foi aleatória, uma vez que dados epidemiológicos indicam casos positivos nessa área. Ação semelhante já ocorreu em outras regiões, como no bairro Santa Angelina, onde também foram registrados casos.

O combate à dengue tornou-se uma prioridade para Agudos diante do aumento preocupante de casos não apenas na cidade, mas em toda a região e no país. Consciente da gravidade da situação, a administração municipal tem implementado medidas específicas para conter a disseminação do mosquito transmissor.

Além das ações de nebulização, a Prefeitura tem intensificado, nas últimas semanas, os esforços de limpeza em diversos bairros. O recolhimento de lixo e materiais inservíveis, que podem se tornar potenciais criadouros do Aedes aegypti, tem sido uma estratégia fundamental para eliminar os focos de reprodução do mosquito.

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância da colaboração da população no combate à dengue, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, e evitando o acúmulo e descarte de inservíveis de modo irregular.

“A Prefeitura de Agudos reafirma o compromisso com a saúde pública e continua monitorando de perto a situação epidemiológica, buscando sempre alternativas eficazes para proteger a população contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, explica o prefeito Fernando Octaviani.

Manutenção da limpeza depende da colaboração dos moradores

Além das ações de nebulização, a prefeitura tem intensificado, nas últimas semanas, os esforços de limpeza em diversos bairros. Há duas semanas, iniciou-se um trabalho de limpeza nas regiões dos bairros Vienense e Parque Pampulha, com o objetivo de remover materiais que possam servir como criadouros do mosquito.

No entanto, mesmo com essas iniciativas, alguns moradores continuam descartando materiais em terrenos e vias, inclusive em locais que já foram alvo da limpeza pelas equipes municipais. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gabriel Machado, ressalta a importância da colaboração de todos na guerra contra o mosquito: "Precisamos do engajamento de cada morador de Agudos. O descarte correto do lixo é fundamental para proteger nossa saúde e o meio ambiente".

A prefeitura informa que as ações de limpeza e nebulização continuarão sendo realizadas na cidade e reforça o pedido de colaboração da população. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas preventivas e colaborando com os esforços municipais para combater a dengue e proteger a saúde de todos.