Agudos, Terça-feira, 02 de Junho de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Educação - Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2018

Prefeitura oferece curso de aperfeiçoamento para professores da Rede Municipal

A entrega dos certificados aos professores foi realizada no mês de dezembro/2017, com a participação do prefeito Altair Francisco Silva e do secretário Rafael Fernandes

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no mês de julho e agosto/2017, um curso de aperfeiçoamento para 20 professores da Rede Municipal, com o tema “Desmistificando a Matemática”. O curso foi realizado na Faag e oferecido gratuitamente para os professores, como forma de promover a educação continuada, através da capacitação e especialização dos educadores.

O conteúdo do curso teve como foco principal, aprofundar a reflexão sobre como as crianças aprendem a recitar, contar, quantificar e operar, discutir e ainda, quais são as melhores intervenções do professor em determinadas situações; explicitar o papel das brincadeiras e jogos no processo de aprendizagem e de que maneira é possível acompanhar os avanços de cada criança, elaborando sequências e projetos adequados aos saberes da turma.

Os objetivos do Curso, constituído por 12 encontros de quatro horas, visam a formação continuada de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental, tendo por princípio  trabalhar a relação teoria/prática no que se refere à Educação Matemática.  Com uma carga horária 48 horas, divididos em módulos, sobre os temas: Sistemas de Numeração, Campo Aditivo, Campo Multiplicativo, Grandezas e Medidas, Conhecimentos Geométricos, Educação Financeira e Sistemas de Numeração.

prefeito Altair Francisco destacou a importância de se investir na formação dos professores, para melhorar qualidade do ensino municipal

Dentro do conteúdo específico, o curso possibilitou aos professores Investigar as características dos sistemas de numeração: egípcio, maia, chinês e romano afim de comparar com o sistema indo-arábico, para poder melhor apreciá-lo e compreendê-lo. Desenvolver um trabalho autônomo frente aos problemas propostos, colocando em jogo os conhecimentos disponíveis; buscar diversos caminhos para a resolução do problema: experimentando, equivocando-se, ajustando seus procedimentos. Explorar o campo multiplicativo, que propõe o estudo da multiplicação e da divisão, e refletir sobre questões como: a partir de quando é possível abordar a multiplicação e a divisão na escola? A multiplicação e a divisão podem ser trabalhadas conjuntamente? Conhecer uma classificação para os problemas do campo multiplicativo, tendo como critérios as diversas ideias envolvidas na multiplicação e na divisão. Explorar a noção de grandeza através da comparação entre: pequeno/grande; alto/baixo. Associar as grandezas e medidas ao seu cotidiano. Caracterizar e conscientizar a importância de compreender as medidas e grandezas na sua vida. Propiciar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas. Identificar as formas geométricas encontradas no ambiente. Aprender os traçados das formas de forma simples e prazerosa. Capacitar os participantes a analisar as muitas opções oferecidas pelo mercado e agir de acordo com seus objetivos. Criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, ensinar ainda que a responsabilidade social e ética precisam estar sempre presentes no ganho do uso do dinheiro.

O prefeito Altair Francisco Silva participou da entrega dos certificados aos professores, realizada no mês de dezembro/2017, juntamente com o secretário municipal de Educação, Rafael Lima Fernandes e destacou a importância de se investir na formação, capacitação e aperfeiçoamento dos professores, a fim de que os alunos da Rede Municipal de Ensino tenham cada vez mais um aprendizado de qualidade e de resultados eficazes em sua formação.

Participaram do curso as professoras, Aline de Fátima Z. Alves, Amanda Zamora G. Parpinelli, Ana Claudia Bernardes Nunes, Andreia Aparecida Cirilo Damada, Camila Parpinelli Cavalcante, Daniele Mendes Laviso Rodrigues, Daniele Paludeto de C. Perazzoli, leda Fraga Lima, Maria Aparecia Lauris, Priscila kelly Lima M. Lazari, Sonia Maria Valões da Silva, Sophia Pessoa dos Santos, Tatiana Coutinho de Barros, Liliene Vieira Lima, Miriam Margareth Monteiro, Tatiana Vieira Pleti, Clauce Virginia da S. Vecci Fazoli, Denise Ap. Murari Cabreiro, Maisa Cristiane Lorenzoni Dias e Ana Glaucia Silva Tek.