Agudos, terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 17 de Junho de 2015

Alunos da rede municipal de Agudos visitam recicladora de óleo vegetal

Alunos da rede municipal de Agudos visitam recicladora de óleo vegetal

Os alunos das escolas municipais Professora Lydia Thiede e Coronel Leite conheceram de perto o processo de beneficiamento do óleo de cozinha usado feito pela empresa ADN Biodiesel. A visita aconteceu no dia 12 de junho como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, evento em alusão ao dia mundial do meio ambiente comemorado no dia 5 de junho.

Na ocasião, os alunos aprenderam como é feito o recolhimento do material e as fases que passa até chegar ao produto final. A ADN Biodiesel é parceria do município no programa de cuidados com o meio ambiente e se preocupa com a destinação correta do óleo de cozinha usado. Na empresa ele é transformado em desmoldante, que serve para proteger peças durante a fabricação de moldes, éster metílico, uma espécie de fluído lubrificante e óleo beneficiado, que é o produto base para a fabricação de biodiesel.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, integra ações de educação e meio ambiente através da parceria com a empresa, que disponibiliza um ponto de troca nas escolas municipais, onde os alunos podem entregar o óleo de cozinha usado e retirar um detergente. O projeto previne que o óleo seja descartado em terrenos ou pias, evitando a contaminação do solo e rios, sendo que apenas um litro de óleo contamina cerca de vinte mil litros de água.

“É importante que os alunos conheçam o que será feito com o óleo de cozinha que eles trocam pelo detergente. Foi um momento fascinante para os pequenos, eles fizeram perguntas e ficaram assustados com os estragos que o óleo de cozinha pode fazer ao ser jogado no quintal ou despejado na pia. A cada ação envolvendo educação e meio ambiente podemos notar crescer neles o desejo de preservação e é esse o caminho”, conta Francine Mattos, interlocutora do município verde e azul.