Alunos da rede municipal de Agudos visitam recicladora de óleo vegetal

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 17 de Junho de 2015


Alunos da rede municipal de Agudos visitam recicladora de óleo vegetal

Os alunos das escolas municipais Professora Lydia Thiede e Coronel Leite conheceram de perto o processo de beneficiamento do óleo de cozinha usado feito pela empresa ADN Biodiesel. A visita aconteceu no dia 12 de junho como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, evento em alusão ao dia mundial do meio ambiente comemorado no dia 5 de junho.

Na ocasião, os alunos aprenderam como é feito o recolhimento do material e as fases que passa até chegar ao produto final. A ADN Biodiesel é parceria do município no programa de cuidados com o meio ambiente e se preocupa com a destinação correta do óleo de cozinha usado. Na empresa ele é transformado em desmoldante, que serve para proteger peças durante a fabricação de moldes, éster metílico, uma espécie de fluído lubrificante e óleo beneficiado, que é o produto base para a fabricação de biodiesel.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, integra ações de educação e meio ambiente através da parceria com a empresa, que disponibiliza um ponto de troca nas escolas municipais, onde os alunos podem entregar o óleo de cozinha usado e retirar um detergente. O projeto previne que o óleo seja descartado em terrenos ou pias, evitando a contaminação do solo e rios, sendo que apenas um litro de óleo contamina cerca de vinte mil litros de água.

“É importante que os alunos conheçam o que será feito com o óleo de cozinha que eles trocam pelo detergente. Foi um momento fascinante para os pequenos, eles fizeram perguntas e ficaram assustados com os estragos que o óleo de cozinha pode fazer ao ser jogado no quintal ou despejado na pia. A cada ação envolvendo educação e meio ambiente podemos notar crescer neles o desejo de preservação e é esse o caminho”, conta Francine Mattos, interlocutora do município verde e azul.

Prefeitura Municipal


AGUDOS