.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Desenvolvimento Urbano - Segunda-feira, 22 de Maio de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agudos vive momento otimista de ampliar projeção de novos empregos

Expansão de empreendimentos locais e a chegada de novos investimentos deve ajudar município a superar mais rápido efeitos da retração econômica.


Agudos vive momento otimista de ampliar projeção de novos empregos

Em meio à retração econômica vivida pelo País, pelo menos três cidades da região estão se destacando na geração de empregos. Itapuí, Boraceia e Agudos encerraram os três primeiros meses de 2017 com resultado positivo na abertura de vagas de trabalho, ou seja, as empresas locais contrataram mais do que demitiram nesse período.

A expansão de empresas já instaladas nestas cidades e a chegada de novas impulsionaram as contratações e estão influenciando positivamente a economia, o que reflete na arrecadação maior de impostos e no aquecimento das vendas no comércio.

É um círculo virtuoso que beneficia diretamente empresas, trabalhadores e os cofres do município e indiretamente o comércio, o setor de serviços e toda a comunidade local de uma forma geral. Quanto mais emprego gera um município maior é o volume de dinheiro em circulação, maior é o consumo, o que significa mais vendas e mais empregos.

Em Agudos, a situação do emprego é igualmente favorável e a tendência para um futuro próximo é ainda mais animadora. Além das empresas de grande porte instaladas no município, responsáveis pela contratação de um volume grande de trabalhadores, existem duas em construção e outras confirmadas para iniciar as obras em breve. Além da instalação de novas empresas, Agudos deverá agitar também o setor da construção civil com a chegada de novos empreendimentos imobiliários, previstos para este ano.

 

Água de Agudos atrai novos negócios

 

A água de Agudos é considerada a melhor do Estado de São Paulo. O reconhecimento é comprovado por pesquisas. Além de fazer bem para a saúde dos moradores, ela tem contribuído, e muito, para a saúde financeira do município. A abundância e a boa qualidade da água têm sido um importante aliado de Agudos para a instalação de novas empresas na cidade, especialmente do ramo de alimentação e da indústria farmacêutica.

Recentemente, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fez um levantamento em todo o Estado com o objetivo de apurar o melhor local para investir na construção de uma fábrica para captação e envase de água em copos. A água de Agudos ficou em primeiro lugar.

A proximidade com Bauru, a facilidade para aquisição de grandes áreas de terra e a logística favorável (rodovias, ferrovia, hidrovia e aerovia) também são fatores que colocam Agudos no topo da lista das melhores cidades para se investir. Assim como aconteceu com todos os demais municípios, Agudos também foi afetada pela forte recessão que atinge o país. O desemprego bateu à porta de muitas famílias, mas isso começa a fazer parte do passado. Aos poucos, a cidade começa a recuperar as vagas perdidas e com a chegada das novas empresas a expectativa é, em curto e médio prazo, superar a oferta de emprego que havia em Agudos antes da crise.

"Agudos também enfrentou dificuldades com a questão do desemprego. Talvez, não tenha afetado tanto quanto em outras cidades, mas ainda temos uma demanda por vagas de trabalho que precisa ser atendida. A chegada de novas empresas, aliada à expansão de outras que já estão instaladas na cidade, vai ajudar muito", comemora o prefeito Altair Francisco.

Segundo ele, a prefeitura tem trabalhado para qualificar a mão de obra local e com isso preparar os trabalhadores de Agudos para atender as necessidades das empresas que estão chegando. "Estamos contratando os serviços do Senai para oferecer cursos específicos para atender a necessidade de mão de obra especializada dessas empresas", comenta. "Com isso, acredito que o reflexo será muito positivo para a economia de Agudos, porque vai aumentar o poder aquisitivo da população", avalia Altair.

Entre as empresas que estão prestes a se instalar na cidade, o prefeito cita uma do ramo de ferramentas e utilidades domésticas com atuação em várias cidades do país, outra do setor de plástico, além de uma rede de supermercados que desembarcou recentemente em Agudos e está em franca expansão dos negócios.

"Estamos negociando com outras empresas. As conversas estão bem adiantadas, mas ainda não posso dar detalhes. São empresas que estão comprando terrenos particulares e há previsão de que comecem a construir ainda este ano. Assim que entrarem em operação, acredito que poderão gerar de 800 a 1.000 novas vagas de emprego", revela o prefeito.

Município dá incentivo às empresas locais

Além do apoio às empresas que estão chegando, a Prefeitura de Agudos está trabalhando também em outra frente, ou seja, no incentivo às micros e pequenas empresas locais. Para isso, há um projeto de construção de um galpão de 10 mil a 20 mil metros quadrados no Distrito Industrial para abrigar essas empresas.

De acordo com o prefeito Altair Francisco, existem várias empresas aguardando a oportunidade de contar com um espaço maior para expandir seus negócios. E a finalidade do galpão é oferecer esse espaço. "Temos em Agudos várias empresas pequenas que atuam dentro de casa, que prestam serviços e fornecem produtos para grandes empresas. E estão deixando de pegar mais serviços por falta de espaço". Altair acredita que a construção do galpão favorecerá o crescimento destas empresas e, consequentemente, irá gerar mais empregos. A expectativa da prefeitura é viabilizar a incubadora de empresas ainda este ano.

Aliado a essa expansão do espaço físico, tem também um avanço no volume das linhas de crédito para os microempreendedores por intermédio do Banco do Povo. Segundo informou o prefeito, o total para financiamento que era de R$ 30 mil saltou para R$ 230 mil. "A prefeitura deu uma contrapartida e com isso aumentou o poder de financiamento do Banco do Povo. Com mais incentivo, a tendência da microempresa é crescer e gerar mais emprego. Mesmo que seja apenas uma vaga nova, em um universo de quase 3 mil microempreendedores, o resultado é significativo", compara Altair.

Outra área que deverá passar por um aquecimento em breve em Agudos será a da construção civil, que normalmente emprega uma grande quantidade de trabalhadores e sempre movimenta as vendas no comércio local. Existem pelo menos três empreendimentos imobiliários previstos: um condomínio fechado de alto padrão, um conjunto de moradias populares e um loteamento de chácaras.

"Vamos ter uma grande procura por trabalhadores na construção civil e acredito que, em determinado momento, será preciso buscar mão de obra fora de Agudos para atender a demanda", avalia o prefeito. "As perspectivas são muito boas", afirma.

(Reportagem publicada no Jornal da Cidade de Bauru, com a colaboração dos jornalistas Adilson Camargo e Eduardo Magalhães. Fotos: José Mauricio Garijo)

416 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.