Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Curso de marcenaria gratuito está com inscrições abertas em Agudos

Profissionalização oferecida pela prefeitura, em parceria com Senai e Duratex, já capacitou cerca de 600agudenses desde sua criação; maioria consegue emprego na área após conclusão do aprendizado

Curso de marcenaria gratuito está com inscrições abertas em Agudos

A prefeitura de Agudos, por meio da secretaria de assistência social, divulga que ainda restam vagas para serem preenchidas para o curso profissionalizante de marcenaria. Os interessados em aprender, de forma gratuita, a arte da fabricação e montagem de móveis em madeira devem se dirigir até a “Escola de Marcenaria Tide Setubal”, localizada na Avenida Carlos Gomes, n˚ 411, no centro da cidade.

Para fazer a matrícula basta ser alfabetizado e ter mais de 16 anos de idade, além de levar cópias do RG, CPF e de comprovante de residência.

Ao todo, o curso tem 320 horas de aula e os inscritos vão passar por 160 horas de capacitação para construção de móveis e outras 160 horas para aprender a montar cadeiras, mesas, guarda-roupas e outros objetos de uso doméstico e empresarial. A duração aproximada é de 8 meses.

Tanto a inscrição, quanto as aulas são grátis. Ainda restam vagas no período da tarde e no da noite, mas a maioria é para o horário das 14h às 17h. As aulas do período noturno são realizadas das 19h às 22h. A grande maioria dos alunos já sai do curso pronto para trabalhar na área, afirma o coordenador geral da “Escola de Marcenaria Tide Setúbal”, Antonio Rodrigues, conhecido popularmente como “Gica”, que este ano também este ministrando as aulas.

Histórico e objetivo

O curso profissionalizante de marcenaria é oferecido pela prefeitura de Agudos, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e com a Duratex desde o ano 2000. A empresa destina sobras de madeira para que os alunos façam as aulas com o material.

Todo ano, a escola oferece aulas para 32 alunos, divididos em duas turmas de 16 estudantes (uma no período da tarde e outra a noite). No total, mais de 600 jovens e adultos agudenses já foram capacitados para trabalhar com marcenaria.

Para o prefeito Everton Octaviani, o curso oferece para os agudenses mais possibilidades de geração de renda e sustento de suas famílias. “Muitos jovens buscam vagas no mercado de trabalho, mas não conseguem uma colocação porque não possuem experiência. Depois de participar deste curso de marcenaria muitas oportunidades podem surgir. As aulas de marcenaria também são uma boa opção pra quem já tem uma certa idade, mas está desempregado. O aprendizado pode ajudar a completar o orçamento familiar destes agudenses”, explica Octaviani.

Serviço

A Escola de Marcenaria Tide Setubal fica localizada na Avenida Carlos Gomes, n˚ 411, no Centro de Agudos. O telefone para esclarecer dúvidas em relação ao curso é o (14) 3261-3337.