Turismo - Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Estação Sorocabana recebeu Feira Noturna Junina em Agudos

Evento é o primeiro após a revitalização do prédio; artesãos e feirantes aprovaram o novo local

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Agudos realizou na última sexta-feira (14/06) a Feira Noturna Junina, marcando o primeiro evento na revitalizada Estação Ferroviária Sorocabana. O prédio histórico ganhou nova vida graças aos recursos do programa MIT (Município de Interesse Turístico) do Governo do Estado.

O evento contou com a presença de diversos feirantes, food trucks e microempreendedores locais, que trouxeram um clima festivo à Praça Paulo César Wolber, adjacente à estação. A feira temática junina foi um grande sucesso, atraindo moradores e visitantes para um ambiente de celebração e confraternização.

A tradicional dupla sertaneja João Roberto e Claudinho foi a atração principal no palco da praça, embalando o público com os grandes sucessos que marcaram época. A noite foi repleta de música, dança e gastronomia típica, proporcionando um momento inesquecível para todos os presentes.

Roseni Lopes, uma das feirantes participantes, elogiou a iniciativa e a revitalização do espaço. “Está maravilhoso, perfeito, estão de parabéns”, declarou, destacando a qualidade do novo local para a realização de eventos.

O Secretário de Planejamento e Turismo, Welinton Barros, ressaltou a importância da revitalização do prédio histórico. “O que fizemos aqui foi mais do que uma ação de preservação de um local histórico, mas também a criação de um novo espaço para eventos e lazer, feiras e exposições. É um espaço que estava feio, escuro, e que agora tem nova cara e tornou-se mais atrativo para receber visitantes”, afirmou Barros.

A obra, realizada com recursos do MIT, foi aprovada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) em 2021 e representa um marco significativo para o desenvolvimento turístico e cultural de Agudos.

A Prefeitura de Agudos convida a todos para visitar a revitalizada Estação Ferroviária Sorocabana e participar dos próximos eventos que serão realizados no local, fortalecendo o turismo e a cultura na nossa cidade. O prédio é aberto à visitação de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Revitalização e valorização do prédio histórico

O icônico prédio da Estação Sorocabana, uma das preciosidades históricas de nossa cidade, passou por uma significativa revitalização, com o objetivo de torná-lo ainda mais atraente e funcional para os munícipes e visitantes. Construído em 1905 e localizado às margens da linha Estrada de Ferro Sorocabana, bem no Centro de Agudos, o edifício, atualmente abriga a Secretaria de Planejamento e Turismo e passou por melhorias.

As características arquitetônicas do prédio foram preservadas, como forma de relembrar o passado e a história do local. O prédio recebeu nova pintura, manutenção em portas originais, forro e pátio externo, além de dispositivos de acessibilidade, iluminação em LED e paisagismo. O local agora conta com uma cobertura ampliada do pátio, para servir como uma área para feiras e exposições, bem ao lado da praça Paulo César Wolber.

Com o intuito de preservar e valorizar o patrimônio histórico local, a Prefeitura de Agudos destinou recursos substanciais para a realização desse projeto de revitalização, orçado em R$ 762.129,43. Deste montante, R$ 147.055,47 serão provenientes de recursos próprios da administração municipal, evidenciando o comprometimento da gestão com a preservação do nosso legado histórico. Ademais, R$ 615.073,96 serão financiados através de um convênio com o Governo do Estado, por meio do programa MIT (Município de Interesse Turístico).