Educação - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Dois computadores são furtados de escola em Agudos

Apesar de contar com circuito de monitoramento e concertinas, unidade já foi furtada 3 vezes

Na manhã desta quinta-feira (11/04), profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Odassi Neto, localizada no bairro Jardim Europa em Agudos, foram surpreendidos ao se depararem com a secretaria da escola completamente revirada. O motivo é um furto, ocorrido durante a madrugada, onde foram levados dois computadores e uma impressora.

A EMEF Luiz Odassi Neto é uma escola vital para a população do bairro, atendendo atualmente 312 alunos de ensino fundamental nos períodos da manhã e tarde. O ocorrido abalou não apenas os profissionais da escola, mas também os pais e responsáveis pelos alunos, que se preocupam com a segurança e integridade dos estudantes.

A ação dos criminosos chamou a atenção devido às medidas de segurança já adotadas anteriormente. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Agudos havia reforçado a proteção da escola após outros episódios de furtos registrados no local. Entre as medidas, foram instaladas concertinas nos muros e câmeras de monitoramento. No entanto, essas precauções não foram suficientes para impedir a ação dos criminosos, que chegaram ao ponto de cortar o cabo de energia de uma das câmeras de vigilância.

Diante desse cenário preocupante, Priscila Guilhem Tolosa Pires, Coordenadora da Secretaria de Educação, afirmou que acionou a polícia para a investigação. “Nós já entramos em contato com a Polícia Militar, Polícia Civil, registramos o boletim de ocorrências e estamos aguardando o desfecho deste caso. Infelizmente, nesses computadores estão as informações da escola, o registro de notas e documentos dos alunos. Peço encarecidamente aos moradores da região que se perceberem um movimento estranho na escola, entrem em contato imediatamente com a Polícia Militar”, enfatizou.

Segurança já havia sido reforçada

A Secretaria de Educação informou que redobrou seus esforços para avaliar eventuais danos e fortalecer ainda mais a segurança nas unidades escolares.

Especialmente na EMEF Luiz Odassi Neto, foram implementadas medidas recentes para garantir a proteção do ambiente escolar. Um sistema de monitoramento por câmeras novinho foi instalado após uma invasão anterior registrada na escola, visando aumentar a vigilância e a prevenção de incidentes desse tipo.

Além disso, nos muros da escola, foram instaladas recentemente estruturas em concertinas, um dispositivo de segurança que dificulta a ação de vândalos e criminosos, proporcionando uma camada adicional de proteção para a comunidade escolar.

O patrulhamento policial através do programa Atividade Delegada também foi reforçado para ampliar a presença policial nas proximidades das escolas municipais e estaduais.

ATUALIZAÇÃO

Após o furto ocorrido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Odassi Neto, dois computadores e um notebook foram recuperados na sexta-feira (12/04), graças ao apoio de moradores e das forças policiais.

A Prefeitura de Agudos expressa sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos durante o processo de recuperação dos equipamentos.