Educação - Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023

Entrega de kits para as mamães da Rede Gestar proporciona conforto e cuidado

Rede Gestar contabilizou mais de 4 mil atendimentos para gestantes em 2023

No último dia 5 de dezembro, a Prefeitura de Agudos realizou um gesto significativo em prol das mamães que integram a Rede Gestar. A entrega de kits de bebê, cuidadosamente preparados, visa proporcionar conforto e suporte tanto às mães quanto aos recém-nascidos.

A Rede Gestar, reconhecida por seu papel fundamental como espaço de acolhimento e cuidado para gestantes e futuras mamães, recebeu a ação da prefeitura com entusiasmo. O evento contou com a presença de diversas famílias e profissionais de saúde.

Cada kit distribuído foi montado com atenção aos detalhes, contemplando produtos essenciais para os primeiros cuidados com os bebês. A iniciativa busca não apenas fornecer itens práticos, mas também transmitir uma mensagem de apoio e carinho às mães que vivenciam essa fase única em suas vidas.

"A chegada de um bebê é um momento especial e desafiador para as famílias. Queremos assegurar que as mamães da Rede Gestar se sintam apoiadas e cuidadas durante essa jornada tão importante", destacou o prefeito Fernando Octaviani.

Além dos kits, a ocasião proporcionou um ambiente acolhedor para troca de experiências entre as mamães presentes. Profissionais da saúde também estavam disponíveis para esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação e outras questões relevantes para o período pós-parto.

A entrega dos kits não apenas reforça o compromisso da Prefeitura de Agudos com a promoção da saúde materna e infantil, mas também destaca a importância da parceria entre o poder público e iniciativas comunitárias como a Rede Gestar.

A Rede Gestar continuará desempenhando seu papel vital na comunidade, oferecendo suporte emocional e prático para as mamães locais. A ação da prefeitura é mais um passo concreto em direção ao fortalecimento desse elo entre a administração pública e as organizações voltadas para o bem-estar das famílias agudenses.

A Rede Gestar

A Rede Gestar, Núcleo de Atendimento Multidisciplinar a Gestante e Recém-nascidos, encerrou o ano de 2023 com números que refletem o compromisso contínuo em oferecer suporte integral a gestantes e recém-nascidos na comunidade de Agudos. Com mais de 4 mil atendimentos realizados ao longo do ano, a Rede Gestar consolidou seu papel crucial na promoção da saúde materna e infantil.

Entre os diversos serviços prestados, destacam-se os 962 atendimentos em puericultura, evidenciando o cuidado especializado com o desenvolvimento e crescimento saudável dos bebês. Os 732 atendimentos relacionados a aleitamento materno ressaltam o apoio essencial oferecido às mães nesse importante aspecto da saúde infantil.

Um dos procedimentos mais delicados realizados pela Rede Gestar foi a realização de 29 cirurgias de frenotomia. Esse tipo de intervenção é fundamental para corrigir problemas relacionados à língua presa em recém-nascidos, garantindo uma amamentação eficaz e prevenindo dificuldades futuras.

A contribuição da Rede Gestar não se limita apenas aos atendimentos clínicos. O compromisso com a educação e preparação das gestantes é evidenciado pelos cursos dedicados a elas, que contaram com a participação de mais de 254 gestantes. Essas iniciativas visam proporcionar informações valiosas sobre a gestação, o parto e os cuidados com o bebê, promovendo uma maternidade mais consciente e preparada.

Além disso, a Rede Gestar distribuiu 61 kits enxovais ao longo do ano, fornecendo às famílias recursos essenciais para receber seus recém-nascidos com conforto e segurança. Esses kits não são apenas conjuntos de itens práticos, mas símbolos tangíveis do apoio e cuidado que a Prefeitura de Agudos oferece às suas futuras gerações.