Educação - Terça-feira, 18 de Abril de 2023

Prefeitura e PM fazem reunião com diretores para discutir estratégias de segurança nas escolas

Evento foi destinado a diretores de escolas municipais, estaduais e particulares; Polícia Militar reforça que não há indícios de ações que comprometam a segurança em Agudos

Nesta terça-feira (18/04), a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Agudos promoveu uma reunião com diretores de escolas municipais para discutir a segurança nas unidades de ensino. A reunião contou com a participação da Polícia Militar e Conselho Tutelar e teve como objetivo buscar soluções para prevenir ações de violência nas escolas da cidade.

Agudos tem 29 unidades de ensino, entre escolas municipais, estaduais e particulares, e a Polícia Militar informou que tem trabalhado em parceria com a prefeitura para garantir a segurança dos alunos e funcionários dessas unidades.

O 1º Ten PM Eduardo Buso de Lima Carvalho, comandante do Pelotão de Agudos, apresentou as ações desenvolvidas pela PM, como rondas no perímetro escolar, contato com a direção, conscientização de pais e mestres, acompanhamento de informações e atendimento imediato de ocorrências.

A polícia também está desenvolvendo ações através da Atividade Delegada em parceria com a prefeitura, que recebeu na semana passada aumento de 50% no repasse municipal para ampliar o serviço e cobrir, além das escolas, o comércio.

Na reunião, o tenente apresentou orientações aos diretores quanto à prevenção de ações de violência, destacando a importância do trabalho multidisciplinar, acompanhamento do comportamento dos alunos, segurança física das instalações, controle de acesso (muros, portões, alarmes) e monitoramento das imagens.

A polícia também solicitou que os diretores orientem professores e alunos sobre a não propagação de insegurança, evitando o encaminhamento de vídeos sem procedência, a exibição de imagens de ações violentas ocorridas em outras escolas e a divulgação de informações não confirmadas, notícias sem fundamento ou informações imprecisas. A desinformação afeta a confiança nas instituições, distorce a realidade e coloca em risco direitos fundamentais dos cidadãos, podendo até constituir um ilícito penal.

Segundo o prefeito Fernando Octaviani, a parceria entre a polícia e a prefeitura tem sido fundamental para o sucesso das medidas adotadas até o momento. “Nós estamos ampliando as ações de segurança nas escolas. Na semana passada iniciamos a instalação de concertinas nas unidades que não possuem o equipamento na intenção de evitar invasões externas. Também estamos promovendo ações de orientações aos profissionais da educação e ampliamos essa parceria com a Polícia Militar para inibir e evitar qualquer incidente escolar”, explica.