Educação - Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021

Nota sobre a suspensão de aulas presenciais em três escolas de Agudos

Prefeitura de Agudos esclarece sobre a suspensão de atividades presenciais em três unidades escolares

Nota sobre a suspensão de aulas presenciais em três escolas de Agudos

​A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Educação, informa que por conta do registro positivo de casos de coronavírus entre professores e demais servidores municipais, suspendeu as atividades presenciais em três escolas do município.

As unidades de ensino fundamental são: Maria Letícia Sormani Cogo (Jardim Cruzeiro), Antonio Travain (Parque Pampulha) e creche berçário Diomira Napoleone Paschoal (Centro). Duas escolas registraram 1 caso positivo e uma escola contabilizou 2 casos. Não há nenhum caso confirmado ou suspeito em alunos da rede.

Todos os servidores citados foram devidamente afastados de suas atividades e estão em quarentena, respeitando as medidas sanitárias.

A suspensão das atividades em escolas com registros positivos da Covid-19 segue regra estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Central de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a orientação do governo estadual, caso um professor tenha sido positivado, este deverá ser afastado de suas atividades e assim permanecer em isolamento de acordo com as orientações médicas e protocolares. Os contactantes deverão permanecer em quarentena por 14 dias.

Contactante é a pessoa assintomática que teve contato com o caso suspeito ou confirmado entre 2 dias antes e 10 dias após o início dos sinais ou sintomas. A prefeitura ressalta que todos os contactantes que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19 serão encaminhados para uma unidade de saúde para avaliação clínica e investigação laboratorial.

A prefeitura ressalta ainda que as unidades escolares com aulas presenciais, são as de ensino fundamental, com presença de alunos em 35% da capacidade da sala de aula. Alunos da rede infantil (creche), ainda não retornaram com as atividades presenciais.

Os alunos do ensino fundamental em escolas com atividades suspensas deverão participar de aula remota (via internet), ou retirando material impresso de aula na secretaria da unidade escolar.

Medidas sanitárias contra o coronavírus nas escolas

Apesar da retomada gradual das aulas presenciais, os protocolos de segurança em relação à pandemia da Covid-19 estão sendo seguidos à risca pelas escolas municipais.

A própria Secretaria de Educação elaborou um protocolo de segurança que é o regramento que cada escola deverá seguir para garantir a segurança dos alunos. Cada unidade escolar já está preparada para seguir as recomendações:

Sinais de síndrome gripal: A criança que apresentar sintoma gripal ou alteração na temperatura corporal a partir de 37,5º será encaminhada para local apropriado na escola. A família será informada imediatamente, sendo orientada a procurar por atendimento médico.

Entrada na escola: Os alunos deverão chegar com máscara na escola e trocá-la a cada três horas. Cada aluno deverá limpar os pés no tapete sanitizante e ir direto para a sua sala de aula. Na sala os locais já estarão posicionados, com o distanciamento necessário e o aluno deverá permanecer no mesmo lugar até o final da aula.

Refeições: Cada turma terá o seu horário escalonado para refeições na intenção de evitar aglomerações. Os alunos deverão usar a máscara até o horário de iniciar a refeição e colocá-la logo após o término. As mesas e cadeiras serão higienizadas a cada uso.

Saída: As turmas sairão de forma escalonada para evitar aglomerações. O responsável pelo aluno deverá buscá-lo no horário exato do término da aula.

Higiene pessoal: O aluno não deverá compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos. A orientação é para que os alunos cubram a boca com lenço ou com o braço – e não com as mãos -, em casos de espirros ou tosse. É recomendado que cada aluno leve kit de higiene pessoal contendo máscara para troca e sua garrafa d’água para evitar uso de bebedouros. Caso precise usar o bebedouro é importante que não entre em contato direto com qualquer superfície.

Equipe escolar: Todos os professores estarão utilizando protetor de acrílico durante as aulas, evitando a contaminação por gotículas de saliva. Portas e janelas das salas de aula estarão sempre abertas, possibilitando a ventilação natural e evitando o toque em maçanetas e fechaduras.

Higienização de mãos: Há disponível no ambiente escolar toten com álcool em gel 70%, dispenser de sabonete líquido e toalha de papel.

Limpeza escolar: Há um cronograma de limpeza do ambiente escolar com maior frequência, especialmente em banheiros, maçanetas, carteiras, interruptores, portas entre outros. A orientação também é pela restrição da entrada desnecessária de pais ou responsáveis nas instalações da escola.