Educação - Terça-feira, 13 de Outubro de 2015

Olimpíada Astropontes reúne mais de 2 mil alunos no Seminário

Evento contou com a presença do astronauta Marcos Pontes; campeonato de lançamento de foguetes de água animou a garotada

Olimpíada Astropontes reúne mais de 2 mil alunos no Seminário

Mais do que um momento educacional e científico, a olimpíada Astropontes foi um dia de lazer e diversão para os alunos do ensino fundamental da rede municipal em Agudos. Mais de 2 mil crianças participaram da competição e se divertiram com os lançamentos de foguetes de água, uma das atividades propostas pela Fundação Astronauta Marcos Pontes. O evento aconteceu durante todo o dia no Seminário Santo Antonio. A solenidade de abertura contou com a participação da Corporação Musical Maestro João Andreotti.

Os alunos chegaram ao local por volta das 8h. A chuva no começo da manhã foi só um contratempo. Logo o sol apareceu e as competições e oficinas começaram a agitar a criançada.

Em um espaço reservado, as equipes se preparavam para o lançamento de foguetes de água. 37 grupos formados por alunos do ensino fundamental levaram seus foguetes que haviam sido preparados durante a semana. Na competição, marcava mais pontos o foguete que se aproxima-se de um alvo, há cerca de 30 metros da base de lançamento. Com base nessas especificações, os alunos precisavam calcular a força do vento, posição, pressão de ar na bomba de lançamento e a hora exata de puxar a corda de acionamento. A tensão era grande entre as crianças, uma vez que o prêmio para a melhor pontuação, era uma viagem ao Hopi Hari.

Contrariando a tensão da pista de lançamento, outros alunos se divertiam na oficina de robótica e pipas. Com materiais recicláveis, instrutores do Senai, contaram o apoio de jovens do exército para ensinar conceitos de criação de robôs, utilizando garrafas plásticas, cds e outros materiais recicláveis. Uma oficina de pintura montada pelo Sest/Senat também chamou a atenção dos participantes.

No final da tarde, o astronauta Marcos Pontes fez a premiação do campeonato de lançamento de foguetes. Em terceiro lugar, ficou a equipe Astrosenna, da escola Emefei Professora Silvia Maria Amato Trigo. Além de troféus e livros, a equipe ganhou um passeio para conhecer o Canil da Polícia Militar, em Bauru.

O segundo lugar ficou com a equipe da e Emefei Sérgio Augusto Mainini. A equipe Space Four, também recebeu medalhas e troféus, e terá o direito de conhecer as instalações da Tv Tem em Bauru. O primeiro lugar ficou com Os Incríveis, da Emef Coronel Leite. Os alunos ganharam uma viagem para o Hopi Hari, além da premiação.

Para o Secretário de Educação, Waldemir Rodrigues de Melo, a olimpíada foi um momento inesquecível para os alunos. "Este é um momento único na história. Termos a possibilidade de aprender e estar próximos de uma pessoa tão importante para o nosso país, que é o Marcos Pontes. Com certeza é um momento único para estas crianças, que dificilmente irão esquecer este dia e o que aprenderam aqui", disse.

Já o astronauta Marcos Pontes, disse que as atividades proporcionam motivação educacional. "São alunos de escolas públicas, como eu também fui, que vêem em eventos como esse, possibilidades, e falam: 'Eu também consigo fazer isso', quando eles começam a tentar resolver o problema que a gente dá, que é acertar o alvo com o foguete e com pressão, eles começam a estudar sobre isso e é uma forma de motivar a educação", afirmou.

O prefeito Everton Octaviani destacou a importância da olimpíada para o desenvolvimento intelectual do aluno. "Através das atividades propostas pelo Marcos - Pontes -, estes alunos se interessam por estas experiências científicas e adquirem um conhecimento importante para o seu desenvolvimento intelectual, além de ser um momento lúdico e de diversão para as crianças. Eu fiquei impressionado, assim como muitos deles, com a altura que o foguete de água consegue atingir. Sem dúvidas é uma oportunidade única para aprender brincando", destacou.