Educação - Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

Jornada Educacional começa nesta sexta-feira em Agudos

Programação conta com a olimpíada científica Astropontes, além de palestra e lançamento do livro "Vamos Colorir"

Jornada Educacional começa nesta sexta-feira em Agudos

Começa nesta sexta-feira, 9, em Agudos, a "Jornada Educacional". O evento é em comemoração ao Dia do Professor - comemorado no dia 15 -, e contará com várias ações organizadas pela Secretaria de Educação e Cultura. Além da olimpíada científica Astropontes - que será na sexta-feira -, a programação contará também com a palestra motivacional ministrada por César Callegari aos professores da rede. Haverá ainda o lançamento do livro "Vamos Colorir".

A abertura da jornada ficará por conta da olimpíada científica Astropontes. O programa engloba eventos de cunho científico, como competições de foguete, robótica e outras atividades culturais para motivar crianças e adolescentes para a busca de conhecimento e de competências essenciais por meio de desafios divertidos e inteligentes.

Em julho o astronauta Marcos Pontes esteve em Agudos para ministrar a palestra "É possível! Como transformar seus sonhos em realidade". Na ocasião ele e o prefeito Everton Octaviani assinaram um convênio entre a prefeitura e a Fundação Astronauta Marcos Pontes, para a realização do evento.

De acordo com Everton, a prefeitura cederá toda a estrutura necessária para a realização da olimpíada. "Em uma das conversas que tive com o Marcos - Pontes -, veio a ideia de trazer também para Agudos a olimpíada científica promovida pela Fundação Marcos Pontes, em que alunos da nossa rede municipal participarão de atividades coordenadas por ele. Nós gostamos da ideia, assinamos o convênio e vamos fornecer toda a estrutura necessária para a realização do evento", disse.

Everton explicou também que a jornada é um incentivo ao aluno e aos professores. "São eventos que vão fomentar nos alunos a vontade de aprender cada vez mais, e incentivar o professor, que precisa e merece receber capacitação, material didático de qualidade e motivação", finalizou.

Confira a Programação da Jornada Educacional

A Olimpíada - 9/10

A Olimpíada Astropontes é um grande evento que agrega campeonatos, concursos, oficinas e palestras em um só lugar. São atividades voltadas para os alunos das escolas da rede municipal. O evento será realizado em Agudos na sexta-feira, 9, no Seminário Santo Antonio, a partir das 8h.

Lançamento do livro "Vamos Colorir" - 13/10

O "Vamos Colorir", é um livro de desenhos produzido pela Prefeitura de Agudos, que será distribuído aos alunos da rede municipal de ensino. As imagens produzidos pelo cartunista Felipe Balderramas Vancin, retratam prédios históricos do município, pontos turísticos, e propõe ao professor um material didático importante para incentivar o aluno a conhecer mais sobre a história da cidade. O lançamento do livro será na Emef Coronel Leite, às 8h30. A escola fica na avenida Sebastiana Leite, em frente à Praça Tiradentes.

Palestra com César Callegari 14/10

Césae Callegari é sociólogo, membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada - IBSA. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Diretor de Operações do SESI-SP e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Na área científica, foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Deputado Estadual por dois mandatos e é autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública. Sua palestra será ministrada, às 18h30, no Seminário Santo Antonio, para os professores da rede municipal de ensino, em comemoração ao dia do professor.