Educação - Segunda-feira, 27 de Abril de 2020

Webaulas da rede municipal de Agudos tem avaliação positiva da equipe pedagógica e participação dos pais de alunos

As atividades em casa tem sido registradas pelos pais de alunos, demonstrando a eficiência do método para garantia do aprendizado dos alunos.

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura divulgou neste final de semana uma nota na qual esclarece pontos sobre a implantação das webaulas, que foram implementadas na rede municipal de ensino no início do mês de abril. As atividades em casa tem sido registradas pelos pais de alunos (clique no link abaixo), demonstrando a eficiência do método para garantia do aprendizado dos alunos.

O recurso foi a melhor forma encontrada pela administração municipal de Agudos para garantir os direitos de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de acordo com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, mas também incentivando, neste momento de necessário isolamento social, na parceria entre a família e a escola, “através de um convite no qual a família sinta-se parte do processo educacional, pensando no que é necessário, mas de forma simples, de fácil entendimento, diz a nota.

A Prefeitura ainda pontua que para definir as estratégias de atividades não presenciais foi feito um levantamento prévio que identificou que 90% dos pais de alunos da rede municipal possuem, ao menos, um telefone celular com acesso à internet, sendo considerados ainda outros fatores, como o tempo hábil para fornecer as atividades aos alunos e a indefinição de uma data exata de retorno às aulas, devido à pandemia. Foram esses fatores que apontaram a criação de grupos de WhatsApp como a maneira mais eficaz para que os professores encaminhem as atividades aos alunos diariamente e esclareça as dúvidas surgidas.

A pequena parcela dos alunos cujos pais não possuem acesso à internet, contam com o mesmo material didático disponibilizado de forma impressa, que podem ser retirados nas próprias escolas em dias estabelecidos pela direção da escola.

Os resultados vem sendo produzidos e enviados para coordenadores e gestores escolares pelos próprios pais dos alunos, por meio de vídeos gravados durante a execução das atividades, que mostram o desempenho dos alunos e também tem gerado material de avaliação dos próprios alunos, mas também para a gestão de ensino sobre o método implantado.

“A ferramenta tem se mostrado eficaz para que os alunos mantenham seu aprendizado, sendo avaliados pelos professores mesmo à distância. Estamos criando um farto material que mostra essa eficiência”, garantiu a secretária de Educação Silvana Celeneh da Cunha Tendolo.

“Temos o retorno rápido de que tomamos a melhor decisão ao implantar as webaulas para que nossos alunos tenham garantido o direito de aprendizagem, através das aulas remotas, como a melhor opção, neste momento, ao ensino presencial, que atingiu, nestes últimos três anos, avaliações positivas históricas feitas pelo Ministério da Educação”, afirmou o prefeito Altair Francisco Silva.

/public/admin/globalarq/uploads/files/WhatsApp%20Video%202020-04-27%20at%2011_44_24.mp4