Agudos, Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Educação - Quinta-feira, 09 de Maio de 2019

Alunos da rede municipal de Agudos fazem avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática

Todos os 960 alunos dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino de Agudos participaram nesta quarta-feira, dia 8 de maio, da aplicação das avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação faz parte do Programa de Acompanhamento da Aprendizagem desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Agudos, formada por gestores e docentes das unidades escolares da rede.

Entre os objetivos estão a promoção de uma educação com qualidade e equidade para os alunos, garantir o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental I, identificar os conhecimentos e habilidades das duas disciplinas e propiciar a familiarização dos alunos de Agudos com avaliações desse formato, para que fiquem mais tranquilos e seguros durante avaliações como Saresp e Saeb.

Para isso, a equipe gestora do programa desenvolve, entre outras ações, a formação para coordenadores pedagógicos e professores; orientações da equipe técnica em relação ao trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e materiais didáticos adotados pela rede municipal; aplicação de Avaliações Diagnósticas para mensuração do ensino e aprendizagem; análise dos resultados (desempenho dos alunos), individual e coletivo, expressados nas avaliações diagnósticas, e planejamento e desenvolvimento de ações pedagógicas que viabilizem a superação das dificuldades de aprendizagem.

“Enxergamos como muito importante essas avaliações diagnósticas para identificarmos as fragilidades, oportunidades e propiciar para cada aluno um ambiente similar com o das avaliações externas. Com isso, o aluno fica mais preparado para esse modelo de avaliação que é utilizado em todo Brasil”, comentou o secretário de Educação e Cultura Rafael Lima.