Educação - Quinta-feira, 18 de Abril de 2019

Educação de Agudos atinge recorde em índice que avalia a qualidade do ensino

Índice estadual que avalia qualidade da Educação nunca foi tão alto quanto em 2018

Educação de Agudos atinge recorde em índice que avalia a qualidade do ensino

Agudos alcançou uma avaliação histórica do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), obtendo um índice positivo inédito, desde que a avaliação foi criada, em 2008. O resultado de 5,09, que se refere a 2018, foi divulgado agora e é superior à meta definida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para Agudos, que era de 4,86.

O Idesp é o principal indicador estadual de qualidade, realizado anualmente pela Secretaria Estadual junto às séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Para chegar aos resultados, são considerados os critérios complementares de desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar.  O Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), serve como monitoramento da educação básica no Estado.

Com a avaliação do Idesp, cada escola recebe um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

Neste ponto, o índice mostrou que a Educação em Agudos nunca esteve tão boa. Na avaliação geral, considerando a média de todas as escolas municipais, Agudos obteve nota 5,09, a melhor em todas as avaliações já realizadas, com escolas atingindo números ainda mais expressivos, como 5,79 e 6,17.

Considerados os últimos três anos, os números mostram que a Educação em Agudos evoluiu rapidamente, já que em 2016, teve uma queda no índice (4,70), que foi recuperado em 2017 (4,80), chegando à excelente avaliação de 2018.

“Ficamos muito felizes com o índice alcançado, pois mostra o resultado do esforço de toda a nossa equipe, desde os funcionários, assim como professores e gestores, em garantir às crianças de Agudos um alto nível de qualidade na educação oferecida pela Prefeitura Municipal”, comemorou o Secretário de Educação e Cultura, Rafael Lima.

O prefeito Altair Francisco Silva lembrou que a Prefeitura investe 30% do orçamento na Educação e que a política de seu governo, de investir na qualidade da Educação, proporciona que o ensino público em Agudos alcance o nível atestado pelo Idesp. “Temos investido acima do que determina a lei para que o ensino público de Agudos tenha uma excelente qualidade. Esse é um compromisso do nosso governo e o Idesp divulgado agora confirma o bom resultado desse investimento”, disse Altair.