Educação - Segunda-feira, 25 de Março de 2019

Prefeitura dá início ao projeto histórico-cultural Agudos: É preciso conhecer para amar

Projeto começa nesta terça-feira, dia 26, com alunos da escola Maria Lectícia Sormani Cogo,

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura dará início nesta terça-feira, dia 26, ao projeto histórico-cultural “Agudos: É preciso conhecer para amar”. O objetivo é conhecer, valorizar e preservar a história de Agudos e seu patrimônio histórico e cultural através de atividades realizadas fora da sala de aula, com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede municipal de ensino.

O projeto será realizado em dois dias da semana e no primeiro dia os alunos são levados pelas ruas do eixo-histórico da cidade, com visita ao Espaço Histórico, onde conhecerão o acervo da história de Agudos. Segundo Flaviano J. Cardia, turismólogo, com a visita é possível “fazer um paralelo do passado com o presente e lançar um olhar para o futuro”.

No segundo dia, os alunos visitam a fazenda São Benedito, ex-produtora de café do início do século XX e que pertenceu ao primeiro prefeito de Agudos Benedito Ottoni de Almeida Cardia. “Os alunos irão mergulhar no mundo das origens históricas de Agudos e região, ao conhecer uma cronologia histórica, que terá início com os índios caingangues, primeiros ocupantes da região, depois os negros, imigrantes até os dias atuais”, explicou Flaviano.

A primeira escola a participar será a EMEFEI Maria Lectícia Sormani Cogo, com as três classes do terceiro ano, dos períodos da manhã e tarde. Essa fase do projeto vai até o dia 4 de abril.

O turismólogo destaca o perfil pioneiro do projeto, que já teve a participação de cerca de 7.500 alunos.  “Esse projeto é pioneiro na região e explora propósitos inovadores na história da educação e cultura da cidade”.

Além das visitas e das informações passadas aos alunos, professores e monitores das escolas municipais também trabalham temas relacionados às visitas nas disciplinas curriculares e extracurriculares. Ao final do projeto, os alunos fazem uma apresentação com o resultado do que foi apresentado.