Agudos, Domingo, 12 de Julho de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta Feira, das 10h as 16h, devido ao decreto n° 6991/2020.

Educação - Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018

Agudos integra grupo de construção do Currículo Paulista de Educação

Secretário Municipal de Educação de Agudos, Rafael Lima Fernandes é o Coordenador da Macro Região da Undime- União dos dirigentes municipais de educação que juntos estão trabalhando na formação de uma base curricular comum para as escolas públicas de São Paulo.

Durante o ano de 2018 foi iniciado o processo conjunto e colaborativo da Educação do Estado de São Paulo e Secretarias da Educação - CONSED e a União do Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME para a construção do Currículo Paulista. Agudos liderou o  processo regional  da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), através da parceria entre a Prefeitura e assinatura de  um termo de colaboração com a Undime, através do qual o secretário municipal de educação, Rafael Lima Fernandes, foi nomeado como coordenador da Macro região.

Este termo de colaboração e parceria faz  parte de  um Percurso Formativo elaborado no intuito de formatar a participação dos educadores paulistas neste processo de  construção do currículo comum. O percurso conta com encontros nas Unidades Escolares, Consulta Técnica - Pedagógica on line e Encontros Regionais Presenciais.

Em continuidade ás atividades do Percurso Formativo para a construção do Currículo Paulista, foi realizado no dia 24/10, na Diretoria de Ensino de Bauru, a Oficina nº 1 de Encontro Regional Presencial, com a participação de representantes das  unidades escolares estaduais e  municipais pertencentes a esta Diretoria Regional.

No início de outubro/2018, a Prefeitura de Agudos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou um evento de capacitação dentro do “Percurso Formativo Currículo Paulista”, para diretores e coordenadores pedagógicos, das escolas municipais. O evento aconteceu na FAAG – Faculdade de Agudos, no último dia 03/10/2018, no horário das 8h às 12h.No Encontro foi abordada a Formação Inicial com os gestores da Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para estudo, análise e discussão sobre aspectos pedagógicos presentes na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) que tangem a concepção adotada pela Rede.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que norteará as ações a serem desenvolvidas no âmbito educacional pela Rede Municipal: revisão e construção do currículo, formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.