.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Educação - Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agudos supera índice do IDEB na qualidade do aprendizado das escolas municipais

Agudos supera índice do IDEB na qualidade do aprendizado das escolas municipais


Agudos supera índice do IDEB na qualidade do aprendizado das escolas municipais

Ensino aplicado nas escolas da Prefeitura de Agudos tem indicador de qualidade, em avaliação nacional, com número maior que a meta prevista para 2019.

As escolas municipais de Agudos receberam este ano uma nota de 6,5 na avaliação do índice da taxa de aprovação dos alunos e no aprendizado de Português e Matemática. Esta nota alcançada em 2017 e divulgada em 2018, é maior que a meta prevista para 2019 que foi estipulada em 6,3 e está acima também da meta nacional.

Este resultado é altamente positivo para o Município e demonstra que o ensino aplicado nas escolas da Prefeitura, é um ensino de qualidade que está se refletindo diretamente no aprendizado dos alunos.

Segundo o prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, a obtenção do excelente índice das escolas municipais, é fruto do intenso trabalho das professoras, coordenadoras e gestoras e também das ações realizadas para a atualização e aperfeiçoamento dos professores, através de oficinas, palestras e treinamentos, principalmente no direcionamento para o ensino da disciplina de Matemática que era um dos pontos onde se detectou a maior necessidade no aprendizado.

Outro fator que contribuiu para o aumento do indicador na qualidade do aprendizado, foi a promoção das avaliações diagnósticas dos alunos, através de simulados para detectar antecipadamente as oportunidades de melhorias.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e respectivamente nos Estados e Municípios. Para fazer essa medição, é utilizada uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.Com a meta alcançada de 6,5, nas escolas da Prefeitura, Agudos fica com índice acima da meta nacional.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o IDEB sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: o Fluxo que representa a taxa de aprovação dos alunos e o Aprendizado que corresponde ao resultado obtido pelos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

1123 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.