Desenvolvimento Urbano - Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018

Prefeito Altair Francisco participa da Inauguração do Programa Formare na Duratex

Jovens agudenses na sala de aula do Programa Formare, com representantes da Duratex e prefeito Altair

16 jovens agudenses foram selecionados para fazer curso de formação profissional integrada na fábrica de Agudos. Oportunidade de qualificação e inserção do mercado de trabalho.

O prefeito Altair Francisco Silva, participou na manhã desta quarta-feira, dia 05 de setembro/2018, da inauguração do Programa Formare, na fábrica da Duratex de Agudos. O programa de formação profissional integrada que inclui aulas práticas e teóricas, será desenvolvido durante 10 meses e irá atender 16 jovens agudenses que foram selecionados através de critérios sociais, para terem esta oportunidade de aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.

Participaram da cerimônia de inauguração juntamente com o prefeito, o presidente da Duratex, Antonio Joaquim, o gerente da fábrica de Agudos, Alexandre Neves, o representante dos acionistas do grupo Duratex, Salo Seibel, Adriana Vasone, da Fundação Iochpe responsável pelo programa Formare, funcionários da empresa e os alunos da primeira turma do Formare em Agudos.

presidente da Duratex, Antonio Joaquim, acionista da empresa, Salo Seibel e prefeito Altair, na inauguração do Formare

O presidente da Duratex, Antonio Joaquim destacou dois pontos principais do programa Formare, como o voluntariado que envolve a participação e colaboração dos funcionários da fábrica que irão ser os professores/educadores e a inserção dos jovens no ambiente fabril, para um aprendizado e formação integrada.

O prefeito Altair falou da alegria e da importância para estes jovens agudenses, de terem esta oportunidade para uma formação, não só profissional, mas também como pessoas e que certamente irá contribuir para o desenvolvimento de cidadãos de bem.

Alunos do Formare, educadores voluntários, autoridades e convidados em frente ao prédio onde estão as salas do curso Formare

A seleção dos jovens para o programa Formare em Agudos, contou com o importante apoio e colaboração da Prefeitura, através do programa Emprega Agudos, criado nesta administração para auxiliar as empresas locais, na contratação de mão de obra qualificada. O Emprega Agudos tem a coordenação do psicólogo Murilo Ultrame que participou ativamente do processo seletivo que comtemplou os 16 jovens agudenses que farão o curso de formação integrada que tem o reconhecimento do MEC e que oferece a possibilidade de contratação efetiva pela Duratex, e garante uma qualificação de excelência, dentro dos padrões da empresa Duratex, que é a maior fábrica de madeiras do hemisfério sul.

Sobre o Programa - Pelo Formare, jovens de 18 e 19 anos participam de um treinamento oferecido gratuitamente pela Duratex durante 10 meses, em um espaço, para as aulas teóricas, criado dentro da própria empresa. Serão seis horas de aulas oferecidas por funcionários voluntários da Duratex, num total de 1.200 horas. O curso é totalmente gratuito para os jovens, que receberão ajuda de custo de um salário mínimo, durante todo treinamento.

O programa prioriza a participação de jovens que atendam critérios sociais, como possuir renda per capita de até um salário mínimo. O processo de seleção inclui várias etapas, entre provas de português, matemática e redação, entrevista individual com o setor de Recursos Humanos da empresa, dinâmica de grupo e visita domiciliar.

O Formare é uma iniciativa da Fundação IOCHPE que com a participação de empresas promove cursos de educação profissional a jovens da comunidade.

“A ideia é dar oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade social e que não tenham tido oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, explica Murilo Ultramari, que coordena o programa Emprega Agudos da Prefeitura e apoia o desenvolvimento do Formare na cidade.

Pela parceria, a prefeitura recebeu as inscrições, fez a aplicação das provas e auxiliou nos processos de entrevistas e dinâmica de grupos, além de disponibilizar uma Assistente Social para as visitas domiciliares. “Para a Prefeitura essa é uma maneira de oferecer para esses jovens de Agudos a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, recebendo qualificação profissional de qualidade e ainda ter uma remuneração, para isso. É Uma oportunidade inigualável para eles, e nós estamos muito felizes em poder contribuir com a Duratex”, disse Murilo.

Kleber Cavinato, Murilo Ultramare, prefeito Altair e Bete Lucas, na sala de informática do Formare na Duratex

Segundo Raqueline Azevedo, secretária da Gerência da unidade local da Duratex e coordenadora do Programa Formare, nas unidades de Uberaba, Itapetininga, Botucatu e Taquari, o programa já formou cerca de 4 mil alunos e em algumas unidades a absorção é de até 100% dos alunos, nos quadros da própria empresa.

O treinamento capacita os jovens para a função de auxiliar de produção. “O auxiliar de produção é o primeiro cargo de ingresso na fábrica, mas o jovem pode continuar fazendo cursos internos e melhorar de cargo com o passar do tempo. É uma porta que se abre para o jovem e que tem um duplo benefício, pois auxilia a empresa e a empresa auxilia o jovem”, disse a coordenadora.