Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Agudos, Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018Início / Fale com a Prefeitura
Buscar
Educação

Educação - Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018

Biblioteca Comunitária de Agudos recebe Menção Honrosa no 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas


Biblioteca Comunitária de Agudos recebe Menção Honrosa no 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

As promotoras de leitura da biblioteca comunitária de Agudos, Sônia e Márcia em atividade diferenciada com as crianças

Com um projeto de trabalho contínuo e completo, voltado à formação de leitores, a Biblioteca  Comunitária Ecofuturo, “Maria Olívia Otero Artioli”, localizada na Rua João Pessoa, nº 02, no bairro Professor Simões, ganhou a Menção Honrosa na edição do 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas e foi reconhecida como referência para a rede do Instituto.

 A premiação visa incentivar e reconhecer projetos de promoção de leitura literária realizados pelas mais de 100 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo, e compartilhar boas práticas para inspirar novas iniciativas!

Nesta edição, foram selecionados projetos de bibliotecas que, durante todo o ano de 2017, incluíram em suas programações atividades e livros que abordam a valorização dos ambientes naturais, o potencial educador desses espaços e as relações das pessoas com a natureza.

Vencedora da última edição do prêmio, em 2015, o trabalho realizado desta vez pela equipe da biblioteca de Agudos, foi destacado como referência às demais, pois procurou durante o ano todo estimular o público infantil a se familiarizar com a leitura e ainda preparou as crianças para se tornarem “multiplicadoras” dessa prática. “Não basta só gostar de ler, tem que ter constância, e esse hábito a gente constrói a cada dia. Pensando nisso, planejamos atingir o público das escolas próximas à biblioteca e preparar as crianças para serem também promotores de leitura”, diz Sônia Serafim Rebuá, promotora de leitura da Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Agudos.

O projeto desenvolvido em 2017, “Semeando palavras, cultivando leitores”, contribuiu para a construção de um comportamento leitor e familiaridade com obras literárias desde a primeira infância, tornando as crianças frequentadoras do espaço. A ideia de transformar pequenos em grandes leitores (e promotores) surgiu a partir da visita à Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo, realizada como parte do prêmio da 6ª edição. Além disso, todas as ações programadas cumpriram a proposta da edição deste ano: a valorização dos ambientes naturais, o potencial educador desses espaços e as relações das pessoas com a natureza.

atividades de leitura agregando valorização aos ambientes naturais

A programação da biblioteca incluiu atividades de leitura ao ar livre envolvendo diversos gêneros textuais, em praças ou em espaços verdes da escola, brincadeiras representando a flora e fauna e plantio de sementes. Outro destaque foi a ação “Mala Viajante”, que levou a leitura a escolas e creches da região. As crianças se envolveram com a iniciativa, passando a frequentar a biblioteca posteriormente, e se tornaram “promotoras de leitura”: além das crianças mais velhas terem aprendido a ler para as mais novas, elas puderam também ler para os idosos do Abrigo Vicentino de Agudos. Os bebês também foram contemplados, sendo utilizados livros brinquedos, feitos de pano e cartonado para uma primeira experiência sensorial de leitura.

“Realizar o projeto foi uma experiência incrível, pois o contato com a natureza fez com que descobríssemos outras formas de ler e também que buscássemos conhecer mais sobre o tema. Por meio das leituras pudemos colocar as crianças em conexão com a natureza, o que é mais difícil hoje em dia, e sentir o quanto esse contato é importante e como elas gostaram”, conta Sônia.

biblioteca de Agudos foi premiada com menção honrosa de incentivo à leitura

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Cejusc
CEJUSC
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Diga o que quiser
DIGA O QUE QUISER
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Ação Legal
AÇÃO LEGAL
Prefeitura Municipal de Agudos - Ação Legal
Guia da Cidade
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Agudos - Guia da Cidade
Telefones públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3262-8500
CENTRO DE SAÚDE
  • (14) 3262-8700
ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • (14) 3261-4070

ver todos os telefones...

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000
Agudos

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000

King Page - Fábrica de Software
King Page - Fábrica de Software