Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 05 de Abril de 2018

Agudos registrou 124 novas empresas desde 2017 e manteve saldo positivo na abertura de postos de trabalho

Número refere-se a novas inscrições de pequenas e microempresas, além de prestadores de serviços, mas não inclui MEIs. Dados do Caged mostram retomada de empregos depois de três anos

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Agudos, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, já refletem no aumento da oferta de emprego na cidade. Para isso, a administração tem investido em diversas atividades, desde a busca efetiva por empresas interessadas em se instalar no Município, como apoio para as que estão em funcionamento e querem ampliar suas atividades, até a qualificação, cadastro e envio de currículo, através do programa Emprega Agudos, uma espécie de agência pública, para ajudar o trabalhador que está fora do mercado de trabalho.

As ações resultaram no registro de 124 novas empresas inscritas, desde janeiro do ano passado, entre as de médio e pequeno porte até prestadores de serviço, dos mais variadores setores - número que não inclui os Microempreendedores Individuais (MEIs), mas apenas empresas de maior porte, com capacidade para contratação de um número maior de funcionários. Agudos também conseguiu reverter o quadro de perda de postos de emprego, com a abertura de quase 250 novas vagas até fevereiro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Novas empresas

Para atrair novas empresas, o empenho tem sido constante, segundo o prefeito Altair Francisco Silva. “Tem sido nosso foco principal, já que a instalação de novas empresas melhora a situação socioeconômica das famílias, mas também gera receita para o Município. Temos trabalhado pelo desenvolvimento econômico de nossa cidade, considerando a dificuldade que outras cidades têm em abrigar novas empresas, enquanto temos a flexibilidade de possuir uma extensa área às margens da Rodovia Marechal Rondon, onde há também várias áreas de cultivo de cana de açúcar, pasto e eucalipto que têm disposição de comercialização. Além disso, temos áreas no nosso próprio Distrito Industrial que podemos disponibilizar através de lei municipal de concessão para acolher as empresas. Por isso, estamos direcionando esforços nesse sentido, o que tem dado certo”, afirmou o prefeito.

Entre os esforços, Altair citou as tratativas com o grupo chinês de empresários que esteve em Agudos para conhecer o potencial da cidade. “Estamos realizando reuniões estratégicas para colocar Agudos como polo de desenvolvimento econômico, não apenas nacional, mas internacional, contribuindo com o crescimento da região”.

Construção civil

Entre os setores com maior número de inscrições na Prefeitura desde o ano passado, estão o comércio de roupas e acessórios, representações comerciais dos setores de têxteis, vestuários, calçados e farmácias. Especialmente a construção civil, tem um número expressivo de empresas abertas, o que confirma a previsão do ano passado da própria Prefeitura, com aquecimento do setor, devido à construção de empreendimentos imobiliários, públicos e privados.

Entre as empresas de maior porte estão as dos setores de indústria de alimentos, fabricação de equipamentos para indústria e beneficiamento de madeira. “São várias empresas que já estão em fase de investimento na construção de suas sedes para implantação e início de atividades. Juntas, em dois anos, nossa expectativa é que sejam gerados cerca de mil novos empregos”, avaliou o secretário de desenvolvimento econômico Kleber Cavinato

Time do Emprego e Emprega Agudos

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, entre os meses de fevereiro de 2017 e 2018 foram criados em Agudos, 246 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os números mostram que no primeiro ano da atual administração foi interrompido o ciclo de queda de empregos que vinha ocorrendo desde 2014. Entre 2014 e 2016, segundo o Caged, o saldo resultante da abertura e do fechamento de vagas com carteira assinada foi negativo.

Um exemplo do apoio que a Prefeitura tem dado para o trabalhador é o Time do Emprego, criado pela Secretaria Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho, e desenvolvido pelo município. O programa orienta e prepara o trabalhador a buscar um emprego compatível com suas qualificações e habilidades profissionais. O programa de Agudos foi premiado em 2018 devido ao desempenho, com a formação de 115 pessoas em 2017.

Já o programa Emprega Agudos, que funciona como uma agência de seleção e encaminhamento, também tem ajudado os empresários que se instalam na cidade a contratar seus funcionários de forma tão qualificada como se o serviço fosse feito por uma agência especializada, só que de forma totalmente gratuita.

No Emprega Agudos todo processo de seleção é feito por profissionais especializados, seguindo os moldes das agências privadas, desde a divulgação de vagas e seleção de currículos, aplicação de avaliação, dinâmica de grupos e testes psicológicos até o encaminhamento para seleção final da empresa. “O programa veio para ajudar o trabalhador, mas para que o empresário também possa contratar melhor e com menor custo”, declarou Kleber Cavinato, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.