Agudos, Sábado, 06 de Junho de 2020 Telefone (14) 3262-8500

Educação - Sexta-feira, 23 de Março de 2018

Prefeitura de Agudos amplia formação de professores através do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

formadoras do PNAIC

Desde 2017, a Prefeitura de Agudos ampliou a qualificação de professores da Rede Municipal de Educação, através da adesão ao PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), do Governo Federal. Com isso, além dos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os professores da Educação Infantil (Pré I e II) passam a receber a capacitação oferecida pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e Unesp, através dos formadores locais da rede municipal.

Segundo a coordenadora local do PNAIC em Agudos, Magali Mazzoni Lopes, o programa, criado em 2012, pelo Ministério da Educação, teve o mesmo formato até 2016 e foi reestruturado em 2017, “O Programa é direcionado para os coordenadores pedagógicos e professores, articulando embasamento teórico, análise do material didático e ações desenvolvidas na sala de aula”, explica Magali.

professoras da rede municipal durante formação para alfabetização na idade certa

Através do PNAIC, os formadores locais passam pela capacitação, no polo da Diretoria Regional de Ensino de Bauru e compartilham o conhecimento adquirido nos estudos de HTPC. Toda qualificação oferecida aos professores é realizada de acordo com o cronograma estabelecido pelo Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em Agudos, todos os professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil (Pré I e II) serão incluídos e passarão pelo aperfeiçoamento que contribui para que a Prefeitura garanta a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais.