Educação - Quinta-feira, 22 de Março de 2018

Prefeitura de Agudos amplia formação e qualificação de professores através de Programa Federal

professoras da rede municipal durante formação para alfabetização na idade certa

A partir deste ano, a Prefeitura Municipal de Agudos ampliou a qualificação de professores da rede municipal de educação, através da adesão total ao Penaic (Programa Nacional pela Alfabetização da Idade Certa), do Governo Federal. Com isso, além dos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, todos os professores do Ensino Infantil (Pré I e II) passarão pela formação oferecida pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e Unesp.

Segundo a coordenadora do programa em Agudos, Magali Mazzoni Lopes, o programa, criado em 2012, pelo Ministério da Educação, teve o mesmo formato até 2016 e foi modificado no ano passado, por isso a reestruturação entra em vigor este ano. “O que melhora é a formação prática do docente, que terá mais embasamento e suporte técnico, ampliando o conhecimento e aprimorando a prática, com o embasamento adquirido para desenvolver em sala de aula”, disse.

formadoras do PNAIC

Pelo programa, os coordenadores locais passam pela formação através do polo do MEC da Diretoria Regional de Educação de Bauru e repassam o conhecimento adquirido nas aulas de HTTP aos professores. Toda qualificação oferecida aos professores é feita de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação.

Em Agudos, todos os professores da Educação Infantil serão incluídos e passarão pelo aperfeiçoamento. “Com este programa, a Prefeitura garante a qualidade da educação oferecida no município”, avalia Magali.