No início de maio, o Posto de saúde central Dr. Jacob Casseb, inaugurou a sala de odontologia com acessibilidade. O novo local de atendimento segue as exigências da Federação Mundial de Odontologia, que prioriza a acessibilidade como fundamental para consultórios médicos. As outras unidades de saúde da cidade já são adequadas às normas e exigências da federação.
Com a alteração da sala no posto central, o objetivo é que o atendimento a cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência física aumente. De acordo com a coordenadora de odontologia da prefeitura, Dr.ª Maria Inês Pereira Bernardi, anteriormente os pacientes precisavam ser transferidos para outras unidades de saúde, o que colaborava para a desistência de muitos. “A sala com acessibilidade no posto central é um sonho antigo que foi realizado. O atendimento se torna mais humanizado e facilita para quem tem alguma necessidade especial. Antes, muitos pacientes deixavam o atendimento de lado pela dificuldade encontrada quando a sala estava no piso superior. Apesar das opções e dos esforços que nunca medimos, a autonomia do paciente de chegar e ser atendido diretamente, perto de sua casa é motivadora”, comenta Maria Inês.
O prefeito Everton Octaviani ressalta que a saúde bucal é uma importante área da saúde e que a adequação do posto central fazia parte dos projetos da administração para esse ano. “A entrega dessa sala é o alcance de um objetivo que sonhamos durante muito tempo. Com a mudança podemos oferecer qualidade no atendimento de nossos pacientes”, diz.
AGUDOS