O Secretário de Saúde, Auro Octaviani, completa na próxima segunda-feira, 30, 80 dias frente à secretaria. Auro licenciou-se do cargo de vereador para assumir a pasta em 10 de setembro deste ano. Desde então, algumas mudanças foram adotadas para melhorar efetivamente o trabalho e os serviços prestados ao cidadão.
O pacote mudanças, segundo Auro, faz parte de uma gestão modernizada, e com foco na melhoria dos atendimentos no setor. Uma das principais modificações começam a valer no próximo dia 1º de dezembro, quando os médicos das Unidades Básicas de Saúde, passarão a registrar suas presenças nos postos através de relógio de ponto biométrico.
"Nós entendemos que há uma necessidade de médicos nos postos de saúde durante todo o dia. Desta forma, resolvemos implementar este sistema para garantir a presença do profissional e o atendimento ao público", disse. O secretário confirmou também que em todas as unidades haverá o PSF (Programa Saúde da Família).
"Todas as unidades vão contar com PSF o dia todo, com ginecologista, clínico geral, pediatra e dentista. Estamos fazendo isso sabendo que o PSF nos oferece um enorme resultado. Muitos problemas de saúde podem ser resolvidos diretamente no posto de saúde com o médico da família, sem que haja a necessidade de encaminhamento a outro especialista. É uma forma de resolver o problema mais rápido e ainda desafogar as filas no CIS (Centro Integrado de Saúde)", explicou Auro.
Para o prefeito Everton Octaviani, a gestão da saúde tem mostrado bons resultados. "A presença do médico no posto de saúde é essencial, estamos fazendo o possível para garantir que todos os agudenses tenham atendimento digno e rápido. Intensificar o PSF é garantir que o cidadão receba o atendimento certo e que só seja encaminhado a outro profissional especialista em casos de real necessidade", diz.
Entenda
Com o registro de ponto biométrico, o médico de plantão confirma sua presença no posto de saúde, além de ter a segurança e comprovação de sua carga horária. A medida garante que os pacientes sejam atendidos nos postos de saúde com mais rapidez e que a fila de espera por determinado profissional fique cada vez menor.
A Prefeitura de Agudos conta com 70 médicos que atendem nas unidades do município e também no distrito de Domélia. Cada profissional tem uma carga horária de 20 horas semanais.
"O médico vai registrar sua presença assim como os outros profissionais. O que queremos é ter a certeza de que ele estará no posto de saúde, atendendo o paciente, e que o Pronto Socorro e o CIS só serão utilizados em casos de extrema necessidade", explica Auro.
"UPA deve ficar pronta em janeiro"; diz Everton
No último sábado, 21, o prefeito de Agudos Everton Octaviani e o Secretário de Saúde, Auro Octaviani, visitaram as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A unidade está sendo construída próximo a avenida Richard Freudemberg e segundo o planejamento, deve ficar pronta em janeiro.
De acordo com o prefeito Everton, faltam apenas alguns detalhes para o encerramento da obra. "As obras da UPA já estão em um estágio avançado e devem ser concluídas no mês de janeiro. Nós estamos contentes com o andamento dos trabalhos e temos a certeza de que o cidadão agudense terá conforto e atendimento de qualidade nesse local", explicou.
Auro afirma que a UPA é um ótimo equipamento, e que precisa ser utilizado corretamente. "Esta unidade será importante para os atendimentos emergenciais. Nós precisamos entender que este local será utilizado para urgência e emergência. Os outros casos - considerados mais simples -, devem ser tratados nas unidades com o PSF. A UPA chega em um momento importante e terá papel fundamental na saúde de Agudos", disse.
AGUDOS