O Tesouro de Cascudo, recentemente participou do Festival de Férias do Teatro West Plaza e fez temporada no Teatro Itália, ambos na cidade de São Paulo. O espetáculo resgata diversos personagens do folclore brasileiro, tendo como um dos seus maiores narradores, o escritor potiguar, Câmara Cascudo, uma grande fonte de inspiração para a criação da peça teatral.
A história começa quando, após a morte do Capitão Cascudo, seus dois fiéis seguidores, Troça e Cochicho começam a disputar o posto deixado por ele. A descoberta de um mapa do tesouro e a busca por ele faz a dupla, imbuída do espírito destemido de marinheiros, se lançar em rios e matas. Nesta viagem, eles inventam brincadeiras, encontram personagens do folclore brasileiro como o Saci ,o Curupira e a Cobra Honorato e descobrem que o verdadeiro tesouro são as histórias das personagens deixadas pelos escritores folcloristas que fazem parte de nossa cultura e povoam o imaginário popular. A dramaturgia do espetáculo é inspirada nas obras “Contos Tradicionais do Brasil” e “Literatura Oral do Brasil” do folclorista Câmara Cascudo, e nos livros “Armazém do Folclore”, “No Meio da noite Escura tem um pé de Maravilha” e “Meu Livro de Folclore” do escritor Ricardo Azevedo.
A Cia Contos da Mala utiliza a linguagem das contações de histórias e narrativas que envolvem ferramentas de investigação no campo do improviso, tendo como ponto de partida a figura popular do palhaço, construindo, assim, de forma lúdica, um vínculo entre história e público. Na proposta da Companhia, os personagens saem da mala para a cena e ganham vida na união com o público. Materiais diversos são usados como “faísca” da imaginação para que cada um experimente o prazer de sonhar.
A Cia Contos da Mala, hoje, é formada pelos atores Lucas Valadares e Willian Maciel, e tem em seu repertório os espetáculos “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, “Alice no País das Maravilhas” e agora “O Tesouro de Cascudo”, que estabelece a ponte entre o folclore e o exercício da brincadeira.
Sobre Willian Maciel
Natural de Lençóis Paulista-SP, formado em Artes Visuais, Professor de Arte, Ator, Diretor e Dramaturgo. Começou sua atividade artística no interior de São Paulo, na Cidade de Lençóis Paulista, integrando a Cia Atos e Cenas, foi um dos formadores da Cia Contos da Mala, trabalhou em vários espetáculos, foi assistente de José Renato no espetáculo “De cara com o Avesso” e atualmente leciona Arte em escolas e atua junto a Cia Borbolina em São Paulo. Em 2017, integrou Cptzinho, seguindo junto no Círculo de Dramaturgia do CPT, no final do ano de 2017 e início de 2019. No Ano de 2015 fez parte da 7ª Turma do Núcleo de Dramaturgia Brithsh Council, onde pôde trocar experiências a partir dos encontros com dramaturgos do Reino Unido, tais como Stef Smith, Gabriel Calderon, David Harrower.
Sobre Lucas Valadares
Natural de Salvador-BA, Ator e Produtor Cultural, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD), na ECA - USP, bacharel no curso de Comunicação Social com Hab. em Relações Públicas pela UNIFACS - BA, e Pós-Graduado no Curso de Jornalismo Cultural pela FAAP - SP, com um livro de poesias publicado, intitulado Cinza. Atuou profissionalmente na área de Comunicação, na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, como também na Assessoria de Imprensa, Pesquisa e Criação de Projetos Culturais na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Foi Proponente do Projeto de Residência Artística em Teresina-PI, intitulado “Ainda Há Vagalumes Lá Fora”, baseado na obra de Torquato Neto. Trabalhou em oficinas de criação com o Grupo Lume, e de dança com José Carlos Arandiba, o Zebrinha. Fez oficina de Palhaço com Avner, e de Interpretação com a Companhia do Latão, entre outras. Atuou em espetáculos com direção de José Possi Neto, Márcio Meirelles, Celso Frateschi, Dagoberto Feliz, Yacov Hillel, Marco Antonio Pamio, Pedro Pires, Bete Dorgam, entre outros.
Sinopse
Troça e Cochicho são marinheiros atrapalhados, seguidores do Capitão Cascudo, que estão em busca de um misterioso tesouro. Durante a viagem enfrentam desafios ao se depararem com figuras do folclore brasileiro como o Saci, a Mula sem Cabeça, Cobra Norato e a Iara.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Willian Maciel
Elenco: Lucas Valadares e Willian Maciel
Preparação de Movimento: Luciana Bortoleto
Produção e Manipulação de Bonecos: Vitor Deluzzi
Adereços e Figurino: Mirian Casemiro
Costureira: Judite Dias Rosa
Operador de Luz : Mauricio Matos
Criação de Sonoplastia e gravações de áudio: Roberto Distádio
Música: Flávio Pereira
Operador de Som: Vanessa Bonfim
Voz do Saci: Márcio Santiago
Fotografia: Eduardo Petrini
Filmagem: PDF Filmes
Projeto Gráfico: Welder de Lavor
Imagens: Felipe Giménez
Produção: Lucas Valadares e Willian Maciel
Assistente de Produção: Vanessa Bonfim
Produção Executiva: Willian Maciel
Assessoria de Imprensa: Vanessa Bonfim
Serviço/Agenda:
O Tesouro de Cascudo - temporada on-line: 6 apresentações, sempre às 15h.
Agudos - SP
Data: 03/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/xvd4DEsUiNY
São Manuel - SP
Data: 04/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/cCjdQE_yi48
Macatuba - SP
Data: 10/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/7tYqz8XYfWY
Areiópolis - SP
Data: 11/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/Aw3r6LBNjH8
Borebi - SP
Data: 17/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/XDP7gkguSxw
Lençóis Paulista - SP
Data: 18/04/2021 - Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/jLamKCsrvx8
Duração: 50 minutos | Classificação: Livre
Visite também a página do espetáculo no Facebook e Instagram @ciacontosdamala e Canal da da Cia Contos da Mala no Youtube.
AGUDOS