A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos recebeu na tarde desta terça-feira (19) um comunicado do Ministério da Saúde informando que as doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, devem chegar ao município até a próxima quinta-feira (21).
Segundo o comunicado serão disponibilizadas 1.000 doses do imunizante. Neste primeiro momento, profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos e vivendo em instituições de longa permanência (abrigos e clínicas) receberão as doses.
Estes públicos são prioritários considerando os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.
Inicialmente a logística da Secretaria de Saúde de Agudos prepara a chamada “Equipe Volante”, que desloca profissionais que irão aplicar as doses até os locais estratégicos, sem um posto de vacinação fixo.
Serão imunizados os profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus na cidade, em unidades como UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro Covid-19, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) entre outros. Posteriormente os demais profissionais da área também receberão a vacina.
A Prefeitura de Agudos ressalta que essa primeira etapa da vacinação será exclusivamente destinada ao público alvo, não sendo necessário que a população em geral compareça em unidades de saúde neste momento.
Todas as pessoas que se enquadram nos grupos alvos serão contempladas com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.
Todo o cronograma de vacinação será amplamente divulgado pela prefeitura em canais oficiais e pela imprensa.
AGUDOS