A Secretaria de Saúde de Agudos, por meio do Setor de Controle de Vetores, ressalta a importância da população se prevenir contra acidentes envolvendo escorpiões, através de dicas simples de prevenção. O alerta ocorre principalmente para que a população redobre as atenções durante essa época mais quente do ano, período em que a reprodução de grande parte dos animais se intensifica, inclusive os escorpiões.
A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos, sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. Com calor e tempo chuvoso do verão, esses animais saem de esconderijos subterrâneos em busca de abrigo e locais secos. Ambientes favoráveis para escorpiões são lugares com acúmulos de coisas entulhadas, o que facilita ele se abrigar e se esconder.
Por isso, para prevenir que ele saia desses esconderijos para os ambientes nos quais se vive, algumas ações são importantes: manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso; colocar telas milimétricas nos ralos na área externa; vedar frestas nos muros, paredes e pisos; vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia; não acumular entulho ou materiais de construção; verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos; manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.
Como orientação para prevenir acidentes, é importante também: examinar roupas e calçados antes de usá-los; Manter cama, sofás, berços afastados da parede; manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão; usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.
Todo o cuidado deve ser levado em consideração, principalmente em domicílios onde moram crianças e idosos, que são mais vulneráveis a riscos até fatais com a picada do animal. Em caso de dúvidas ou denúncias, ligue para o Setor de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária (14) 3262-0719 e 3262-0718(WhatsApp).
AGUDOS