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Software vai atender as necessidades da gestão e do usuário; acompanhamento e instalação do prontuário eletrônico são alguns benefícios
Um novo sistema de informação na área da saúde, focado na otimização da gestão, acompanhamento e instalação do prontuário eletrônico e agilidade no atendimento dos usuários, será implantado nas unidades de saúde de Agudos. Durante dois dias, na terça (9) e quarta (10), a secretária de saúde, Marli Rondina Arantes se reuniu com a equipe da área da saúde responsável pelo atendimento, faturamento, pré e pós-consulta na FAAG – Faculdade de Agudos, para apresentação e treinamento do software do sistema.
O sistema vai integrar as unidades, garantindo eficiência e agilidade nos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante o treinamento apresentamos o sistema para os funcionários que vão operacionalizá-lo no cotidiano de cada serviço de saúde. Com sua eficiência assegurada, o sistema vai ser benéfico para os servidores, mas principalmente para os usuários que terão atendimento ágil e qualificado”, destacou Marli.
O SIS – Sistema Integrado de Saúde-, o novo sistema, tem a finalidade de controlar todo o atendimento ambulatorial das unidades de saúde, atendendo todas as normas e exigências do SUS, de acordo com normas e portarias que regulamentam esses procedimentos e suas definições. Com o novo sistema será possível identificar o histórico de atendimento de um paciente e a quantidade de pacientes agendado para um determinado médico.
O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DO SIS?
O SIS é dividido em nove módulos que abordam desde o cadastro dos pacientes até o controle de entrada e saída de medicamentos.
No Cadastro de Pacientes, por exemplo, o atendente pode visualizar a ficha completa do paciente contendo as informações pessoais, endereço, documentação, cadastro da família e de programas sociais. Em Prontuário do Paciente é possível encontrar o histórico completo de todos os atendimentos feitos por qualquer unidade de saúde da cidade, além dos procedimentos, exames, medicamentos, vacinas e doenças diagnosticadas.
Outra novidade é a modernização na Ficha de Atendimento que terá novo layout apresentando os três últimos atendimentos. A pós-consulta e faturamento vão registrar todas as informações sobre a consulta, enquanto o módulo de agendamentos permite que o controle de agendamentos de consultas, exames e transporte seja ágil apresentando todas as disponibilidades existentes.
Já os módulos de farmácia, laboratório, cadastro de produto e requisições vão permitir que o agente acompanhe a movimentação do estoque de medicamentos de todas as unidades de saúde, podendo informar com precisão ao usuário onde encontrar o medicamento que foi receitado, além de visualizar o histórico de toda medicação retirada.
De acordo com prefeito Everton Octaviani, o momento é de utilizar a tecnologia da informação a favor de uma gestão adequada. “Esse sistema é totalmente centrado no cidadão e, para bem atendê-lo, assim como os profissionais da saúde precisamos continuar investindo na melhoria de nosso atendimento. A adequação do sistema vai permitir a ligação das unidades de saúde, o histórico de atendimento desse paciente, podendo tratá-lo diretamente na causa de seu problema”, ressalta Everton.
O novo sistema deve entrar em funcionamento no prazo de 30 dias.
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