.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Levantamento foi divulgado na semana passada; a cidade recebeu nota "A" em saúde e B+ em educação
O TCE (Tribunal de Contas do Estado), divulgou na segunda-feira, 5, o anuário IEGM, que é o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, um indicador criado para avaliar as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores dos 644 municípios do Estado de São Paulo. Neste ano Agudos se destacou nas metas dos índices temáticos, e conseguiu estar no grupo de municípios que alcançaram a média geral na faixa de resultado B+, considerado muito efetivo.
O IEGM é um índice que mede os resultados das ações da gestão Pública Municipal, por meio de uma série de quesitos específicos, como por exemplo, educação infantil e fundamental, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadão, governança e tecnologia, planejamento e saúde. Ele conta com cinco faixas de resultados definidas em função da consolidação das notas obtidas nos 07 índices setoriais. O enquadramento dos municípios em cada uma destas faixas obedece aos seguintes critérios: A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação).
O levantamento não pontuou nenhuma cidade paulista com a nota A, a nota máxima estipulada pelo levantamento. Na média das cidades com B+ (muito efetiva), Agudos se destacou em todos os índices, justamente por estar na chamada "linha de corte", ou acima dela. No índice geral em Saúde, por exemplo, a média dos municípios é B+, porém, Agudos conseguiu a nota máxima - A (confira tabela mais abaixo).
Para o prefeito Everton Octaviani, o levantamento serve como parâmetro para saber onde o município tem acertado e quais ações precisam ser tomadas para que haja melhoras em outros setores. "Esta avaliação tão positiva na saúde mostra a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido e a alta efetividade da gestão. Estes indicadores servem como parâmetro para que possamos avaliar por setores, onde são os pontos fortes e fracos do município, para manter uma gestão de qualidade onde já alcançamos boa nota, e melhorar os serviços em áreas que dependem de adequações", explicou. Ele ainda positivou o levantamento e disse estar feliz com os índices positivos apontados por Agudos.
"O TCE é um órgão de alta credibilidade e tem total gabarito para a realização desta pesquisa. Agudos se destacou, está acima de cidades da região em alguns indicadores, isso mostra que a gestão Publica Municipal tem apresentado transparência e eficiência. Não é um número bom apenas para o Governo, mas também para o cidadão que utiliza dos serviços oferecidos pela administração e recebe algo efetivo e de alta qualidade", disse Everton.
Veja os dados
IEGM GERAL
.
.
.
.