.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O estudo, entre outros requisitos, é necessário aos municípios paulistas para se qualificarem como de “Interesse Turístico” e receber recursos do Governo Estadual para aplicação no setor
Essa legislação objetiva assegurar a qualidade e a competitividade dos destinos turísticos paulistas, ao estabelecer critérios mais rigorosos àqueles municípios que queiram qualificar-se como Estâncias Turísticas ou Municípios de Interesse Turístico. Essa nova legislação exige que os municípios organizem os seus Conselhos Municipais de Turismo, elaborem o Inventário da Oferta Turística e construam o Plano Diretor de Turismo, instrumento capaz de fornecer diretrizes ao desenvolvimento estratégico do turismo na localidade.
O que é o Plano Diretor de Turismo?
O Plano Diretor de Turismo é um estudo elaborado com o objetivo de planejar o turismo em uma destinação e colaborar com o desenvolvimento da atividade turística no município nos anos seguintes.Além de atender à legislação e colaborar para que o município de Agudos possa ter o status de Município de Interesse Turístico, o estudo visa aprimorar a organização institucional e o potencial mercadológico de produtos turísticos locais e, de modo propositivo, indicar diretrizes para o fomento do turismo e o aproveitamento de seus benefícios, com a participação do COMTUR, dos empresários do setor e demais interessados no desenvolvimento da atividade.
A Prefeitura Municipal de Agudos, por meio de processo licitatório, contratou uma empresa de consultoria para a realização do estudo no município. A PRB Consultores Associados, de Bauru, desenvolverá até o mês de fevereiro o Plano, cujas etapas apresentam: Inventário da Oferta Turística, Pesquisas de Demanda Real e Potencial, Diagnóstico e Prognóstico Turísticos, Diretrizes, Programas e Projetos, e Apresentação à comunidade.
Importante ressaltar a necessidade do estudo, por sua metodologia participativa, abrir espaço para a participação do COMTUR, empresários e comunidade interessada neste tema. Por esta razão serão realizados encontros temáticos para se discutir o assunto no decorrer do trabalho. Da mesma forma, atrativos turísticos serão visitados e pesquisas serão realizadas junto aos empresários dos setores de hospedagem e alimentação. Por esta razão, existe a colaboração deste público em fornecer as informações requisitadas pelos pesquisadores é fundamental para o sucesso do estudo e para a conquista do recurso do Governo do Estado por parte do município.
.
.
.
.